Tour virtual apresenta a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones a partir de domingo (19/9)

17/09/2021 08:22

Você sabia que a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones serviu, no século XIX, para manter pessoas em quarentena, na tentativa de evitar que doenças contagiosas se espalhassem pela região? Aliás, sabe por que a ilha onde foi construída a fortificação tem esse nome? Esses são alguns dos assuntos dos vídeos do tour virtual da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro vídeo, de uma série de 10, estreia neste domingo (19/09), às 10h, no canal IFSC Florianópolis-Continente no YouTube.

ATENÇÃO: a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passa por obras de restauração e requalificação. Por enquanto, está fechada à visitação em decorrência da pandemia. Saiba mais.

O tour virtual da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones foi produzido por alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente, sob coordenação da professora Maria Helena Alemany Soares, do IFSC, com parceria da CFISC. Os 10 vídeos que serão divulgados ao longo das próximas semanas, sempre aos domingos, às 10h, são o resultado desse trabalho conjunto.

Para acompanhar os episódios, siga nossa fanpage no Facebook ou nosso perfil no Instagram. Os vídeos também poderão ser vistos, na medida em que forem divulgados, aqui no site. Além de trazerem imagens de diferentes fases da história da fortificação, com narração dos alunos, há diferentes recursos para ajudar na compreensão do assunto – como a visualização do Triângulo Defensivo da Baía Norte. Os vídeos são acompanhados também de tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A parceria entre IFSC e UFSC já produziu, no ano passado, vídeos de guiamento para a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Anteriormente, a iniciativa era feita de forma presencial. Em 2018 e 2019, os alunos do IFSC guiaram mais de 3.800 visitantes pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A maioria desse público saiu muito satisfeito do passeio. Este ano, o projeto de guiamento ganhou essa outra versão virtual, contando dessa vez detalhes sobre a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Saiba mais sobre o curso

O Curso Técnico em Guia de Turismo do IFSC busca preparar estudantes para promover e valorizar os atrativos turísticos de Santa Catarina e do Brasil. O curso é composto por disciplinas como História e Geografia de Santa Catarina, Patrimônio Cultural, História da Arte, e Técnicas de Guiamento.

Fortalezas e Covid-19

As fortalezas sob gestão da UFSC – Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – estão fechadas à visitação pública como medida de combate à proliferação da Covid-19. Além disso, duas fortificações também passam por obras. Nesse período, o atendimento de demandas relacionadas às fortificações tem sido feito preferencialmente por e-mail (fortalezas@contato.ufsc.br).

Assista aos vídeos:

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones ostenta riqueza ecológica (Episódio 10)
Sistema de captação de água da chuva era essencial no século XVIII (Episódio 9)
Conheça o Quartel da Tropa e a Casa dos Oficiais da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones (Episódio 8)
Paiol da Pólvora ficava no ponto mais alto para evitar artilharia inimiga (Episódio 7)
Fortaleza de Santo Antônio de Ratones tinha duas baterias de canhões (Episódio 6)
Casa da Palamenta guardava material para disparo de canhões (Episódio 5)
Ponte levadiça controlava o acesso à Fortaleza de Santo Antônio de Ratones (Episódio 4)
Energia limpa mantém a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones desde 2000 (Episódio 3)
Ratones ajudou no combate a epidemias no século XIX (Episódio 2)
Assista ao primeiro episódio do tour virtual pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones (Episódio 1)
Tour virtual apresenta a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones aos domingos (detalhes do projeto)