Turistas dão nota 9,55 para visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa

17/02/2021 10:37

Guias de turismo atendem visitantes no início do projeto em 2018 (foto). Parceria com IFSC gerou também a pesquisa de satisfação em 2019. Foto: Salvador Gomes

A percepção geral de satisfação de visitantes que estiveram na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em 2019, atingiu a nota de 9,55, de um total de 10, em uma pesquisa conduzida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo foi publicado no início do mês (02/02/21) no volume 31 da Revista Turismo em Análise, editada pela Universidade de São Paulo (USP).

Os turistas apontaram como principais qualidades do atrativo a beleza do local, a possibilidade de fugir da rotina, vivendo novas experiências, e o serviço de guiamento oferecido ao visitante. O levantamento foi feito entre maio e novembro de 2019. A UFSC é a gestora da fortaleza desde 1991.

ATENÇÃO: as fortalezas estão fechadas à visitação. Saiba mais.

O artigo Análise da Qualidade de Serviços Turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Florianópolis, Utilizando o Tourqual foi elaborado por Tiago Savi Mondo, Maria Helena Alemany Soares e Fabiana Calçada de Lamare Leite, do IFSC, e Roberto Tonera, da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da UFSC. Os dados para a análise foram coletados no local, com 398 turistas que visitaram a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Seis pesquisadores vinculados ao Curso Superior de Gestão do Turismo do IFSC ficaram responsáveis pelas entrevistas, que foram realizadas aos finais de semana.

Além da nota para percepção geral de satisfação com o atrativo, foi solicitado aos entrevistados que atribuíssem conceitos a indicadores de qualidade, tais como limpeza, conforto, beleza, percepção de segurança, acesso, entre outros. Em média, esses indicadores receberam avaliação 4,24 – índice situado entre os conceitos “bom” e “ótimo”, já que o máximo por indicador é 5.

Mas, de acordo com o estudo, se transformada em uma escala de até 10 pontos, a nota para qualidade do atrativo ficaria em 8,48. Esse número, embora diferente da percepção geral do turista (9,55), corrobora com a hipótese levantada pelos autores da análise que “a percepção de qualidade dos visitantes da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis, possui alta influência na construção da satisfação destes visitantes”.

Projeto de Guiamento

A pesquisa sobre percepção do turista na fortaleza foi fruto da parceria entre IFSC e UFSC. A aproximação das instituições ganhou força nos últimos anos com o Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, iniciado em 2018. Há três anos, alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFSC atendem gratuitamente visitantes na Fortaleza de São José da Ponta Grossa após uma capacitação sobre a história das fortificações, ministrada por servidores técnicos-administrativos em educação da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da UFSC. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19 e o fechamento da fortaleza à visitação pública, foi elaborada uma série de vídeos sobre a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.