Fortalezas da Ilha de Santa Catarina como campo de ensino, pesquisa e extensão

Alunos e servidores participam de atividade de recuperação de peças arqueológicas

O projeto busca envolver a comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no uso das fortalezas da Ilha como campo de ensino, pesquisa, extensão e artístico, por meio de estímulo, apoio e parcerias.

O projeto estimula exploração de materiais virtuais; a produção artística e de materiais didático-pedagógicos; a realização de viagens de estudo, projetos de extensão, pesquisas, palestras, eventos e formação de profissionais, entre outras atividades acadêmicas e sociais que tenham como conteúdo os conhecimentos vinculados às fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

• Atividade destinada à comunidade universitária/UFSC (estudantes, professores e Técnicos Administrativos em Educação – TAEs).

• Interessados entrar em contato pelo e-mail educativofortalezas@contato.ufsc.br

Alguns projetos realizados

Clique nas imagens para saber mais.

Cooperação técnica com o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) e Coordenadoria Especial de Museologia:

Oficina de introdução à documentação museológica e conservação para acervos arqueológicos para estudantes de museologia da UFSC.

Capacitação ensina estudantes a trabalhar na recuperação do material encontrado nas fortalezas

Ação de conservação do acervo arqueológico.

Publicação de livro de literatura infantil por meio da parceria com a Secretaria de Educação à Distância (SEAD) da UFSC: “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: uma viagem ao passado”.

Livro infantil com realidade aumentada e ilustrações em aquarela

Formação sobre a história das fortalezas e o trabalho da UFSC com os monumentos para técnicos administrativos em educação da Biblioteca Universitária (BU).

Técnicos Administrativos em Educação da Biblioteca Universitária (BU/UFSC) na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Visita guiada com agricultores do interior de Santa Catarina em parceria com a disciplina “Vivência em Agricultura Famíliar” dos cursos de Agronomia e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFSC).

Agricultores familiares do Município de Petrolândia (SC) na Fortaleza de São José da Ponta Grossa.