Horário de funcionamento das fortalezas

Fortalezas fechadas temporariamente

♦ Fortaleza de São José da Ponta Grossa: ver comunicado
♦ Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim: ver comunicado
♦ Fortaleza de Santo Antônio de Ratones: ver comunicado

Para ingresso nas fortalezas da UFSC é cobrada uma taxa de visitação, utilizada na manutenção dos monumentos e na estrutura de apoio ao visitante. Escolas públicas podem solicitar previamente a isenção da taxa.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.

As fortalezas também estão disponíveis ao público para a realização de eventos culturais e artísticos, casamentos, lançamentos de produtos,  ensaios fotográficos, entre outras atividades de curta duração. A cessão de uso temporário dos espaços das fortalezas – bem como de uso de imagens dos monumentos – está regulamentada por edital específico e deve ser solicitada com antecedência da data do evento.