Perguntas frequentes

As fortalezas estão abertas à visitação?

Por enquanto, estão fechadas. Porém, essa é uma medida temporária necessária por conta dos trabalhos de manutenção, restauração e requalificação desses monumentos. Saiba mais no comunicado.

Posso realizar um ensaio fotográfico nas fortalezas?

Sim. As três fortalezas sob a gestão da UFSC (Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa) estão disponíveis para a realização de casamentos, lançamentos de produtos, ensaios fotográficos , entre outras atividades de curta duração por meio do Edital Espaço Vivo – Fortalezas. Leia o edital e siga os procedimentos.

Onde ficam localizadas as fortalezas?

Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. Já a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina (ver mapa) e o acesso é realizado por meio de serviços náuticos privados (escunas).

Qual é o preço para entrar nas fortalezas?

Para ingresso nas fortalezas é cobrada uma taxa de visitação, que pode variar de R$ 20,00 a R$ 8,00, dependendo do tipo de ingresso. A arrecadação é utilizada na manutenção dos monumentos. A taxa é paga na portaria de cada fortaleza. Há também uma série de regras de isenção.
➡ Saiba mais 

Aceita cartão de crédito/débito para pagamento da taxa de visitação? 

Não. Somente dinheiro.

Quem tem direito à isenção da taxa de visitação ?

Pessoas acima de 60 anos e crianças até 5 anos.
Estudantes de escolas públicas (municipais, estaduais, federais) que façam uma viagem de estudos, com solicitação prévia.
➡ Saiba mais

Quanto custa o transporte até as ilhas de Ratones e Anhatomirim?

A UFSC não é responsável pelo traslado às ilhas de Ratones e de Anhatomirim. Esse serviço é prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região. Clique aqui para encontrar empresas que realizam esse serviço.

Posso ir com embarcação própria até as ilhas de Ratones e Anhatomirim?

Sim. As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones contam com um trapiche de desembarque. No entanto, a embarcação não poderá permanecer atracada no trapiche das fortalezas, para que outras possam utilizar o atracadouro também.

Qual o horário de funcionamento das fortalezas?

As três fortalezas sob a gestão da UFSC abrem em todos os dias do ano.
➡ Saiba mais

Qual o horário de funcionamento da Coordenadoria das Fortalezas?

Coordenadoria das Fortalezas está instalada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Como faço para entrar em contato com a Coordenadoria?

Telefone: (48) 3721-8302
Email: fortalezas@contato.ufsc.br
Facebook: Fortalezasdaufsc
Instagram: @fortalezasdaufsc
➡ Saiba mais

Posso levar meu animal de estimação para as fortalezas?

Animais de estimação não são permitidos nas fortalezas, com exceção de cão guia para cegos, de acordo com a PORTARIA Nº 004/CFISC/SECART/2017. A medida visa preservar o Patrimônio Histórico Nacional.

As fortalezas possuem guias para orientar a visitação?

Não. As fortificações não possuem guias próprios da UFSC.  No entanto, o serviço de transporte náutico (escunas) oferece informações sobre as fortalezas de Anhatomirim e Ratones por meio de seus condutores culturais.

Há lugares para almoçar nas fortalezas?

A Fortaleza de Santa Cruz conta com uma lanchonete na própria Ilha de Anhatomirim e há outros restaurantes nas praias de Governador Celso Ramos.

Na Fortaleza de São José da Ponta Grossa há bares e restaurantes nas proximidades da fortificação.

Na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones não há serviço de lanchonete ou restaurante.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa possui estacionamento?

A fortaleza conta com um pequeno estacionamento gratuito para oito veículos, junto à Casa da Administração, a cerca de 200 metros da fortificação. No entanto, esse estacionamento está temporariamente fechado por conta de obras no local. Devido ao frequente congestionamento da estreita via de acesso, recomenda-se estacionar os veículos na via principal, junto ao Clube 12 de Agosto, a 300 metros da fortaleza. Ônibus, micro-ônibus e vans devem obrigatoriamente estacionar também junto à via principal.

Precisa de autorização para usar drone nas fortalezas?

Se a utilização do drone estiver vinculada a um ensaio fotográfico profissional ou produção de vídeos comerciais, sua utilização deverá ser autorizada, conforme Edital Espaço Vivo – Fortalezas.

É permitido pouso de helicóptero nas fortalezas?

Não há área de pouso em nenhuma das fortalezas.

As fortalezas possuem acessibilidade?

Por enquanto, as fortalezas não são acessíveis para a maioria das pessoas com deficiência. No entanto, há obras de acessibilidade em andamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.