Curiosidades imperdíveis no tour virtual da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

07/12/2021 09:59

Você sabia que foram encontradas ossadas humanas enterradas em covas rasas na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones na década de 1990? E que a fortaleza tinha originalmente um sistema de coleta de água da chuva já no século XVIII? Essas são algumas das curiosidades sobre essa fortificação que estão na série de 10 episódios do tour virtual, resultado de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação (IFSC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste post, você pode acompanhar todos os episódios.

Episódio 1 – A história do Triângulo Defensivo e a estratégia de construção das fortalezas

Episódio 2 – Ratones ajudou no combate a epidemias no século XIX

Episódio 3 – Energia limpa mantém a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones desde 2000

Episódio 4 – Ponte levadiça controlava o acesso à Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Episódio 5 – Casa da Palamenta guardava material para disparo de canhões

Episódio 6 – Fortaleza de Santo Antônio de Ratones tinha duas baterias de canhões

Episódio 7 – Paiol da Pólvora ficava no ponto mais alto para evitar artilharia inimiga

Episódio 8 – Conheça o Quartel da Tropa e a Casa dos Oficiais da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Episódio 9 – Sistema de captação de água da chuva era essencial no século XVIII

Episódio 10 – Fortaleza de Santo Antônio de Ratones ostenta riqueza ecológica

O tour virtual da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones foi produzido por alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente, sob coordenação da professora Maria Helena Alemany Soares, do IFSC, com parceria da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).

Além de trazerem imagens de diferentes fases da história da fortificação, com narração dos alunos, há diferentes recursos para ajudar na compreensão do assunto – como a visualização do Triângulo Defensivo da Baía Norte. Os vídeos são acompanhados também de tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A parceria entre IFSC e UFSC já produziu, em 2020, vídeos de guiamento para a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Anteriormente, a iniciativa era feita de forma presencial. Em 2018 e 2019, os alunos do IFSC guiaram mais de 3.800 visitantes pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Muitos turistas se disseram muito satisfeitos com o passeio.

Saiba mais sobre o curso

O Curso Técnico em Guia de Turismo do IFSC busca preparar estudantes para promover e valorizar os atrativos turísticos de Santa Catarina e do Brasil. O curso é composto por disciplinas como História e Geografia de Santa Catarina, Patrimônio Cultural, História da Arte, e Técnicas de Guiamento.

Tags: Fortaleza de Santo Antônio de Ratonesfortalezas da ilha de santa catarinafortificaçõesguiamentohistóriaIFSCtour virtualturismo