Fortaleza de São José da Ponta Grossa reabre à visitação pública

21/03/2022 09:54

Fotos: Jaci Valdemiro Nunes

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis, foi reaberta à visitação nesta segunda-feira (21/03). Assim, a fortificação está recebendo visitantes das 8h às 18h, durante todos os dias, incluindo finais de semana. É preciso pagar taxa de visitação, mas há uma série de isenções previstas (clique aqui para mais detalhes). Não é necessário agendar a visita, a não ser para escolas públicas que solicitem isenção. Para todos os visitantes, será seguido o decreto do Governo do Estado, que recomenda o uso de máscaras, mas não obriga sua utilização.

Atenção: leia o comunicado sobre a reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e sobre as demais fortalezas.

É importante ressaltar que, embora esteja aberta ao público, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa ainda está em obras. Por isso, alguns espaços não poderão ser visitados por enquanto. Esse é o caso, por exemplo, da Capela e do Paiol da Pólvora, no terceiro terrapleno da fortaleza.

O público terá oportunidade de ver, no entanto, como estão as obras de requalificação da fortaleza. É possível contemplar, por exemplo, a estrutura de acesso por rampas e aquela que sustentará o elevador, dando acessibilidade à fortificação.

Grande parte da área ao ar livre está aberta à visitação. No primeiro terrapleno, onde já se pode ter uma vista privilegiada do mar, é possível contemplar um canhão do século XVIII recuperado e sustentado para uma nova carreta de artilharia.

Canhão do século XVIII foi recuperado e está em exposição

Essa boca-de-fogo, como eram chamados os canhões, é original da época. Feito em ferro fundido, tem a marca da Coroa Inglesa, que era aliada de Portugal. A empresa que está recuperando os canhões é a mesma que trabalha na restauração completa da fortaleza e nas obras também da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Atenção com o acesso

O acesso à fortaleza é feito circulando a murada no trecho que vai para a Praia do Forte. O outro caminho, que também contorna a construção e tem vista para o mar, ainda está parcialmente fechado em decorrência das obras. Veja como chegar à portaria da fortaleza no mapa abaixo:

A trilha que vai para a Praia do Forte e dá acesso também à antiga fonte de água – também chamada carioca – está liberada. Assim, também é possível acessar a fortaleza vindo a pé pela praia.

Tags: Fortaleza de São José da Ponta GrossaFORTALEZASfortalezas da ilha de santa catarinafortificaçõesreaberturaturismo