Obras na fortaleza recuperam patrimônio, criam acessibilidade e renovam acesso à praia

09/02/2022 10:47

Trabalho nas muradas e novo calçamento para pedestres. Fotos: Jaci Valdemiro Nunes

As obras de restauro e requalificação da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica na Praia do Forte, região norte de Florianópolis, estão tomando mais forma. O antigo calçamento, que contornava a fortificação, deu lugar a um novo passeio. Novos sanitários, para uso dos visitantes, estão em instalação. As estruturas metálicas de rampas de acesso e elevador também já foram construídas. As obras são custeadas pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, com projetos, contratos, gestão e fiscalização da superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Santa Catarina. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dá apoio logístico ao trabalho e prepara um plano para reabertura da fortaleza à visitação.

ATENÇÃO: as fortalezas estão fechadas por enquanto. Saiba mais.

Os trabalhos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa começaram em 2020. Com as obras de restauro, a fortificação será mais facilmente acessível por quem tem dificuldades ou limitações de locomoção. Uma rampa dará acesso a diferentes terraplenos – os níveis em que a fortaleza é construída. A estrutura que servirá de apoio à rampa já está instalada. Ela fica próxima de onde também haverá um elevador para acesso ao interior da fortificação.

Estrutura metálica para rampas de acesso e torre de elevador (ao fundo)

Na parte interna da fortaleza, prédios já ganharam novos reparos de alvenaria, como a Casa do Comandante, o Paiol da Pólvora, a Capela e o Quartel da Tropa. Uma das novidades é que foram construídos sanitários com mais capacidade para atendimento dos visitantes. Mas a melhoria não será apenas no conforto de quem for visitar o local após a reabertura. O monumento vai ganhar nova expografia, áreas verdes renovadas e um sistema de visitação guiada por áudio.

Acesso à Praia do Forte, pelo entorno da fortaleza, tem calçamento e escadas

Também o acesso à Praia do Forte, pela trilha que contorna a fortaleza, está renovada. As antigas peças de concreto, que tinham vãos entre elas, deram lugar a calçamento e escadarias. É importante ressaltar, no entanto, que os trechos não estão completamente liberados ao público, pois ainda há obras no local.

Paiol da Pólvora e Casa do Comandante foram restauradas novamente

Além da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, na Ilha de Ratones Grande, também passa por obra de restauração e requalificação. Ao todo, o investimento chega a R$ 12 milhões para as duas fortalezas. Por enquanto, com as obras em andamento, os locais necessitam de atenção por quem passa próximo.

Embora estejam fechadas à visitação desde o início da pandemia da Covid-19, a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) trabalha em um plano de reabertura tão logo seja possível conciliar as diferentes questões – como a segurança sanitária e as obras.

Apesar de já haver nova calçada no entorno, é preciso cuidado com as obras

Obras iniciaram em 2020, custeadas pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos

Novos sanitários para conforto dos visitantes

Tags: Fortaleza de São José da Ponta GrossaFORTALEZASfortalezas da ilha de santa catarinaIPHANPraia do ForteRestauração