SPU e UFSC formalizam cessão de uso das Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones
Acordo vale pelos próximos 20 anos e mantém a administração da faculdade sobre as fortalezas
Contratos de cessão de uso que mantém gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre as Fortaleza
s da Ilha de Santa Catarina foram formalizados na última sexta-feira, dia 26, no Gabinete da Reitoria, no campus de Florianópolis. Com a presença de Irineu Manoel de Souza, reitor da UFSC, e Juliano Pinzetta, superintendente do Patrimônio da União em Santa Catarina, os contratos preveem que as fortalezas sejam geridas pela UFSC nos próximos 20 anos.
A formalização ocorreu por meio de três contratos, que contemplam a ilha de Ratones Grande, em Florianópolis, a ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, e a Estação de Maricultura, na Barra da Lagoa. As duas primeiras são onde se encontram as fortalezas de Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim, que continuarão sob supervisão da universidade. A Estação de Maricultura tem contrato vigente por 10 anos.
Entre os motivos para a continuidade da gestão apontados pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, estão o estudo, preservação, divulgação, valorização, cultura, pesquisa e extensão promovidos nas fortificações através da UFSC. A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim vem sendo gerida pela universidade desde 1979, enquanto a de Santo Antônio de Ratones começou a ser administrada pela instituição em 1990.
Na solenidade, estavam presentes a diretora de gestão e governança da SPU, Camila Porto Fasolo, a deputada Ana Paula Lima, a vereadora Carla Ayres, a Secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, Eliane Debus, e a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Rosete Pescador. Além disso, a equipe da Coordenadoria das Fortalezas também compareceu na solenidade, entre eles o coordenador Rodolfo Pimenta.


