Domingo (03/07) é Dia de Gratuidade na Fortaleza de São José da Ponta Grossa

01/07/2022 08:55

Fortaleza, que ainda passa por obras, está aberta das 8h às 18h. Foto: Carlos Eduardo Fernandes

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis, terá mais uma edição do Dia de Gratuidade neste domingo (03/07). A entrada é gratuita, sem necessidade de agendar horário ou preencher cadastro. Ensaios fotográficos e eventos ainda precisam de autorização via edital. A fortaleza está aberta das 8h às 18h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Confira algumas dicas para aproveitar o domingo na fortaleza.

Este é o quarto Dia de Gratuidade de 2022. Todos os primeiros domingos do mês, de março a novembro, o acesso é liberado na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A regra também vale para as outras fortalezas sob gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), porém elas ainda passam por obras de restauração e manutenção para reabertura.

ATENÇÃO: a Fortaleza de São José da Ponta Grossa ainda passa por obras. Assim, alguns prédios ainda não podem ser visitados. Respeite as restrições.

Para este domingo, veja algumas dicas para visita à fortaleza:

Como chegar
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica na Praia do Forte, norte de Florianópolis, ao lado da Praia de Jurerê Internacional. O acesso é feito por uma única rua. Antes de chegar à praia, à direita, fica o acesso à fortaleza. A partir desse ponto, é preciso caminhar até a entrada, circulando a murada pela esquerda. Também é possível caminhar da praia até a fortaleza por uma pequena trilha.

 

 

Esteja atento ao horário
A fortaleza está aberta das 8h às 18h todos os dias, incluindo neste domingo. No Dia de Gratuidade, não há problema em entrar e sair quantas vezes quiser do local.

 

 

Use calçados leves e roupas confortáveis
A visita à fortaleza é um passeio a céu aberto. Então, use roupas confortáveis e calçados leves. A fortificação conserva ainda rampas de pedras. Assim, é importante ter em mente que algumas pessoas podem ter mais dificuldade de caminhar pelo local. As obras em andamento estão instalando acessibilidade, mas ainda não foram concluídas.

 

Casa do Comandante da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Carlos Eduardo Fernandes


Pets não são permitidos

Tendo em vista a preservação do patrimônio histórico, pets não são permitidos nas fortalezas.

 

 

Regras especiais para ensaios e eventos
Ensaios fotográficos e eventos são permitidos desde que passem pelo edital e sejam autorizados. Essas regras também valem no Dia de Gratuidade.

 

 

Casamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Salvador Gomes

 

Veja também
Sete curiosidades para apreciar na fortaleza no próximo domingo, Dia de Gratuidade

Tags: Dia de GratuidadeFortaleza de São José da Ponta GrossaFORTALEZAShistóriahistória de santa catarinapatrimônio históricoturismo