Sete curiosidades para apreciar na fortaleza no próximo domingo, Dia de Gratuidade (03/04)

31/03/2022 10:00

Guarita vista do lado de fora da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Salvador Gomes

A entrada para visitação da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis, será gratuita no próximo domingo (03/04). Esse é o primeiro Dia de Gratuidade de 2022. O benefício aos visitantes foi instituído em 2017 e se repete no primeiro domingo de cada mês, até novembro. É importante lembrar que a Fortaleza de São José da Ponta Grossa ainda passa por obras. Porém, já é possível apreciar grande parte da história recuperada. A seguir, listamos sete curiosidades para qualificar ainda mais o passeio.

ATENÇÃO: leia o comunicado de reabertura das fortalezas.

Casario e muralhas: as construções da fortaleza passaram por novo restauro, sendo recuperadas e repintadas. Alguns edifícios ainda passam por obras e estão fechados. No entanto, é possível circular em quase toda a área livre, respeitando a sinalização que delimita os espaços autorizados. As obras são custeadas pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, com projetos, contratos, gestão e fiscalização da superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Santa Catarina.

Casa do Comandante fica no ponto mais alto da fortificação. Foto: Salvador Gomes

Guarita branca:
uma das guaritas, símbolo das fortificações, foi repintada. Está bem no canto em linha reta após a rampa de acesso principal.

Guarita pintada fica logo depois da rampa de acesso principal. Foto: Salvador Gomes

Canhões recuperados: as peças de artilharia estão passando por recuperação completa. Alguns canhões já estão em exposição, repintados e sobre novas carretas. No entanto, é importante respeitar a área delimitada e não tocar ou subir na peça.

Canhões do século XVIII ganham novos carrinhos. Foto: Jaci Valdemiro Nunes

Triângulo Defensivo: em frente à Casa do Comandante, no ponto mais alto da fortaleza, é possível avistar as outras duas fortificações que faziam parte do sistema de proteção da baía norte. Ao lado da Capela, em frente à porta da Casa do Comandante, do outro lado da baía, está a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na Ilha de Anhatomirim. Veja indicação nas fotos abaixo (fotos de Jaci Valdemiro Nunes).

Mais à esquerda, para dentro da baía, depois da Praia da Daniela, é possível avistar a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, na Ilha de Ratones Grande.

Banners explicativos: na Casa do Comandante, uma série de banners recupera a história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina e dá detalhes de vestimentas e personagens importantes da época. Além disso, é possível conhecer um pouco mais sobre a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, as ações de educação patrimonial e o Banco de Dados Internacional sobre Fortificações – fortalezas.org.

Exposição de banners e chão de vidro para visualizar o piso original na Casa do Comandante. Foto: Salvador Gomes

Piso original: no térreo da Casa do Comandante, o piso original foi mantido e está protegido por um chão de vidro por onde é possível caminhar. É uma forma de chegar mais pertinho do passado, preservando os tijolos originais para todos que querem ver.

Carioca: no século XVIII, a água que servia para o abastecimento da Fortaleza de São José da Ponta Grossa vinha de uma fonte do lado de fora da construção. Popularmente chamada de carioca, essa fonte está lá ainda hoje. Fica no caminho de quem circula a fortaleza e você passará por ela quando estiver caminhando até a entrada (portada).

Fonte de água do século XVIII ficava do lado de fora das muradas. Foto: Salvador Gomes

Se você não puder ir à Fortaleza de São José da Ponta Grossa no domingo, não tem problema. O local está aberto à visitação todos os dias, das 8h às 18h. No entanto, a não ser no Dia de Gratuidade – que ocorre no primeiro domingo de cada mês, de março a novembro –, é cobrada taxa de visitação. Há uma série de isenções que se aplicam também a todos os dias de visitação. Saiba mais.

Dicas para visitar a fortaleza

• Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • De acordo com decreto do Governo do Estado, que a UFSC adotou para as fortalezas, o uso de máscara é recomendado, porém não é obrigatório.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar na fortaleza, que ainda conserva rampas de pedras.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba mais.
  • Respeite sempre os sinais de interdição de espaços. Lembre-se que, para chegar à entrada, é preciso circular a murada da fortaleza pela esquerda. Veja mapa abaixo:

Tags: Dia de GratuidadeFortaleza de São José da Ponta GrossaFORTALEZAShistóriapatrimônio históricoturismovisitação