Festival da Fortaleza de São José da Ponta Grossa terá 10 horas de programação, incluindo Dona Bilica

25/04/2022 12:34

Programação completa conta com a Banda Cucamonga (1), Dona Bilica (2), Orquestra de Choro Campeche (3), SCAM (4), guiamento de profissionais do IFSC (5) e Bloco Para Cara (6). Créditos: foto 3 – Luiza Filippo/Divulgação; foto 4 – Ezequiel Medeiros/Divulgação; demais fotos – divulgação; foto maior – Salvador Gomes

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público desde o final de março, terá uma programação especial para o próximo domingo (1°/5). Para celebrar a volta da visitação pública, um festival com 10 horas de programação, com entrada gratuita, tomará a fortaleza, das 8h às 18h. Apresentações musicais, guiamento turístico, demonstração de lutas medievais e uma participação especial da Dona Bilica, personagem da cultura local, fazem parte do Festival de Reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis.

ATENÇÃO: leia o comunicado de reabertura das fortalezas.

A fortaleza abre a partir das 8h e terá entrada franca durante o festival, que coincide com o segundo Dia de Gratuidade deste ano. Os visitantes poderão entrar a qualquer horário (veja dicas de visitação abaixo). Desde a abertura, profissionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), egressos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente, atenderão os visitantes com guiamento sobre a história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina.

Ainda pela manhã, está previsto o primeiro cortejo musical do dia, com a Banda Cucamonga – conjunto acústico e itinerante de dixieland – e participação especial da Dona Bilica – personagem que incorpora a cultura do manezinho. Ela irá contar um pouco da história das fortalezas para o público que acompanhar a caminhada junto com a banda. À tarde, o cortejo irá se repetir. Além da participação com a banda, Dona Bilica fará shows no palco.

Casa do Comandante da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Salvador Gomes

A programação do Festival de Reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa contará ainda com apresentação do Bloco de Carnaval Para Cara. Os artistas irão interpretar o samba enredo Para Cara Mergulha nas Águas de Anhatomirim, além de outras músicas. Entre as atrações musicais, está também a apresentação da Orquestra de Choro Campeche.

O festival contará ainda com demostrações de técnicas de espada e arcos usados na Idade Média. A apresentação estará a cargo do Grupo SCAM. Além de demostrar as técnicas, o grupo falará sobre os armamentos, que serão apresentados ao público.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa ainda passa por obras, apesar de a visitação já estar liberada. Por isso, é importante respeitar algumas áreas sinalizadas e ainda não abertas ao público. Também é importante lembrar das regras de visitação das fortalezas (veja nas dicas a seguir).

Festival de Reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Dia 1° de maio, domingo. Entrada franca.

8h – Abertura da fortaleza e início do guiamento turístico com profissionais do IFSC
9h – Cortejo musical com a Banda Cucamonga e participação especial da Dona Bilica
10h – Stand-up Dona Bilica
11h – Bloco de Carnaval Para Cara, com samba enredo Para Cara Mergulha nas Águas de Anhatomirim
12h – Guiamento turístico com profissionais do IFSC
13h – Cortejo musical com a Banda Cucamonga e participação da Dona Bilica
14h – Stand-up Dona Bilica
15h – Orquestra de Choro Campeche
16h – Demostração de esgrima histórica com SCAM
16h30min – Cerimonial oficial
17h30min – Show com Banda Cucamonga
18h – Encerramento

Dicas para visitar a fortaleza

• Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • De acordo com decreto do Governo do Estado, que a UFSC adotou para as fortalezas, o uso de máscara é recomendado, porém não é obrigatório.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar na fortaleza, que ainda conserva rampas de pedras.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba mais.
  • Respeite sempre os sinais de interdição de espaços. Lembre-se que, para chegar à entrada, é preciso circular a murada da fortaleza pela esquerda. Veja mapa abaixo:

Tags: culturaDia de GratuidadeDona BilicafestivalFortaleza de São José da Ponta Grossafortalezas da ilha de santa catarinaUFSC