12 fatos para conhecer o Brigadeiro Silva Paes, criador das fortalezas, e suas contribuições

25/10/2021 10:49

O Brigadeiro José da Silva Paes em frente ao Quartel da Tropa da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a primeira que ele construiu para proteger a Ilha de Santa Catarina


O Brigadeiro José da Silva Paes nasceu em Lisboa, Portugal, em 25 de outubro de 1679 – portanto há 342 anos. Foi um importante engenheiro militar e deixou as marcas de seu trabalho tanto em seu país de origem quanto no Brasil. Silva Paes foi o responsável pela construção das primeiras fortalezas na Ilha de Santa Catarina, no século XVIII. Mas não foi só isso…

Veja a seguir 12 fatos sobre o Brigadeiro José da Silva Paes:

Foi o primeiro governador de Santa Catarina
A Carta Régia de 11 de agosto de 1738, em cumprimento a uma resolução do Conselho Ultramarino, criou um governo militar em Santa Catarina. Ela determinou a chegada de José da Silva Paes, em 1° de maio de 1739, onde tomou posse como governador da recém-criada Capitania de Santa Catarina, com sede na Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. O Brigadeiro governou durante dez anos, entre 1739 e 1749. 

Fez de Anhatomirim a primeira sede do governo de Santa Catarina
A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a primeira a ser construída por Silva Paes, foi provavelmente a primeira sede do governo da Capitania de Santa Catarina. Na ilha, localiza-se a Casa do Comandante, onde teria residido o brigadeiro.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na Ilha de Anhatomirim

 

Idealizou a construção das principais fortalezas de Santa Catarina
Santa Cruz de Anhatomirim (1739), São José da Ponta Grossa (1740), Santo Antônio de Ratones (1740) e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (1742) foram fortificações projetadas e construídas sob a responsabilidade do Brigadeiro Silva Paes, com o intuito principal de proteger a região das ameaças espanholas.

Projetou a Casa do Governo, atual Palácio Cruz e Sousa
Silva Paes também foi responsável pelo projeto da Casa do Governo, um prédio de três seções e dois pavimentos construído junto à praça da Vila de Nossa Senhor de Desterro. O edifício passou por modificações ao longo de mais de um século, até a realização de uma grande reforma, entre 1894 e 1898, quando adquiriu as características arquitetônicas preservadas até o presente. Atualmente, a construção é conhecida na cidade de Florianópolis como Palácio Cruz e Sousa ou, ainda, Palácio Rosado. É sede do Museu Histórico do Santa Catarina.

Palácio Cruz e Sousa é atualmente sede do Museu Histórico de Santa Catarina. Foto: Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

Projetou a Igreja Matriz da Ilha de Santa Catarina
Enquanto exercia a função de governador local, Silva Paes escreveu ao rei, em 1747, solicitando autorização para construção da uma Igreja Matriz na Ilha de Santa Catarina. O próprio brigadeiro se encarregou dos projetos. No entanto, a obra levou de 1753 a 1773 para ficar pronta. Ao longo do tempo, a Catedral Metropolitana de Florianópolis teve suas caraterísticas alteradas por reformas.

Alavancou a vinda dos açorianos à Ilha de Santa Catarina
Além da construção das fortalezas como forma de proteger o território contra o domínio espanhol, Silva Paes solicitou, no posto de Governador da Capitania de Santa Catarina, a vinda de casais açorianos para iniciar o povoamento da região Sul. O brigadeiro recepcionou pessoalmente a chegada dos primeiros contingentes. Ao final da ocupação, em 1756, estima-se que mais de 6 mil emigrantes tenham vindo para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


…não bastão (sic) fortificações sem haver gente que as guarneça…

Brigadeiro José da Silva Paes, em carta ao rei sobre
a falta de pessoal na região da Ilha de Santa Catarina e
a necessidade de deslocar gente para o território.
Trecho retirado do livro Santa Catarina 500: terra do Brasil, do
professor Dalmo Vieira Filho, da Editora A Notícia, de 2001.


Passou à história como o “Estruturador do Brasil Meridional”
Segundo classificação dada pelo historiador Walter Piazza, Silva Paes ficou conhecido, historicamente, como o “Estruturador do Brasil Meridional”, em função da sua dedicação à estratégia portuguesa para alargar o Brasil para mais ao sul.

 

Batiza a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis
A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), também conhecida como Brigada Silva Paes, foi criada em 11 de novembro de 1971 e seu nome homenageia a figura do brigadeiro. Sua sede fica no Centro da Capital. A brigada está subordinada à 5ª Divisão de Exército, sediada em Curitiba.

 

Tornou-se monumento em Rio Grande, no Rio Grande do Sul
Em 2 de março de 1939, foi inaugurado em uma praça no Centro de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, um monumento esculpido em bronze pelo escultor Humberto Carpinelli em homenagem ao Brigadeiro Silva Paes. Em 19 de fevereiro de 1737, o brigadeiro viajou para a região e fundou a cidade de Rio Grande.

Monumento em homenagem ao Brigadeiro Silva Paes localizado na cidade fundada por ele: Rio Grande (RS). Foto: Prefeitura de Rio Grande

 

Exerceu diversas funções na carreira militar
Ainda em Portugal, sua terra natal, por volta de 1700 iniciou a carreira militar. Ocupou, primeiramente, a função de ajudante de engenheiro e, posteriormente, foi promovido a tenente-coronel de engenheiros. Em 1735, quando chegou ao Brasil com o título de brigadeiro, participou das missões militares no Rio da Prata.

Tornou-se personagem de livro infantil
O Brigadeiro José da Silva Paes é um dos personagens do livro Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado, lançado pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da UFSC. O brigadeiro também ganhou vida na versão em inglês, intitulada Fortresses of the island: a visit to the past. Ambas as versões do livro, que têm recursos de realidade aumentada, estão disponíveis para download gratuito.

 

Página da versão em inglês do livro infantil sobre as fortalezas. A publicação traz recursos de realidade aumentada

 

Silva Paes ganhou vida na versão paper toy
O boneco de papel com o personagem de Brigadeiro José da Silva Paes é, ao mesmo tempo, brinquedo e ótima ferramenta pedagógica para que crianças e adultos conheçam mais sobre essa figura histórica. Você pode baixar o paper toy do brigadeiro José da Silva Paes clicando aqui.

 

Para saber mais:
Material de acesso livre no Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações – plataforma fortalezas.org

Vídeo do tour virtual pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones feito em parceria com Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC):

  • Saiba o que é o Triângulo Defensivo da baía norte (Episódio 1)
Tags: #EuValorizoAsFortalezasbrigadeiro josé da silva paesfortalezas da ilha de santa catarinahistóriahistória de santa catarinario grandesilva paes