Primeiro de outubro: a assinatura do tratado que devolveu a Ilha de SC aos portugueses

01/10/2021 06:07

A Ilha de Santa Catarina já foi território espanhol. Em fevereiro de 1777, a expedição comandada por Dom Pedro de Cevallos, incumbida de ocupar o território que até então pertencia à Coroa Portuguesa, desembarcou na Praia de Canasvieiras, na região norte da atual Florianópolis. Os homens marcharam e, uma a uma, começando pela Bateria São Caetano e pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa, as defesas lusas se entregaram. Os portugueses se refugiaram no continente. Em 1º de outubro do ano da invasão espanhola, portanto há 244 anos, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, que – entre outros acordos – previa a devolução da ilha aos portugueses.

Os conflitos entre portugueses e espanhóis que culminaram na invasão da Ilha de Santa Catarina em 1777 têm raízes mais ao sul do continente. Em 1680, os portugueses fundaram a Colônia do Santíssimo Sacramento, na margem esquerda do Rio da Prata, hoje Uruguai. Essa era considerada uma área fundamental para interligar o interior do continente americano ao litoral. Seu controle era até então exclusividade da Espanha.

A chegada de Portugal ao Rio da Prata foi vista pelos espanhóis como um desrespeito aos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas (1494). Como forma de represália, a Espanha invadiu a região – posteriormente retomada pelos portugueses – o que deu início a uma série de conflitos militares e diplomáticos, os quais se estenderam até 1778.

O comandante da invasão

Pedro Antonio de Cevallos Cortés y Calderón foi o primeiro vice-rei do Rio da Prata, governador de Buenos Aires. Ele foi escolhido para comandar a esquadra espanhola que ficou conhecida como a maior que já cruzou o Atlântico: mais de 100 embarcações. Em 1776, ele iniciou a expedição por ordem de Carlos III, rei da Espanha. O objetivo era restabelecer o domínio espanhol nos territórios ocupados pelos portugueses no sul do Brasil. Assim, a Ilha de Santa Catarina também era o alvo.

Em fevereiro de 1777, a expedição comandada por Dom Pedro de Cevallos desembarcou na Praia de Canasvieiras. Os homens marcharam e, uma a uma, as defesas lusas se entregaram. Os portugueses se refugiaram no continente enquanto as fortalezas e a Vila de Nossa Senhora do Desterro eram tomadas.

Em 1º de outubro de 1777, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, o qual previa – entre outros acertos – a devolução da Ilha de Santa Catarina aos portugueses e consolidava a posse espanhola da Colônia do Sacramento. O acordo arrefeceu as disputas entre as duas coroas ibéricas, entretanto, foi só a partir de 31 de junho de 1778 que os portugueses retomaram efetivamente a posse da ilha, com a real saída dos espanhóis.

 

Para saber mais:
Material de acesso livre no Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações – plataforma fortalezas.org

Tags: brasil colonialfortalezas da ilha de santa catarinahistóriailha de santa catarinainvasão espanholasanto ildefonso