Canhão, maquetes das fortalezas e roupa de soldado fazem parte de exposição na UFSC

31/05/2022 12:23

Você sabia que o litoral de Santa Catarina chegou a ter mais de 40 fortificações, considerando todos os tamanhos? Parte dessa história é contada na mostra Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina, que está aberta à visitação no Centro de Cultura e Eventos (CCEven), no Campus Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fazem parte da exposição maquetes das fortalezas, roupa de soldado e um pequeno canhão, além de banners informativos. A entrada é gratuita. A mostra é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).

A exposição está instalada no hall do térreo do CCEven, na sala em frente à Livraria Livros & Livros. O horário para visitação é das 7h30min às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. A mostra conta com maquetes da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Há também banners com informações de cada uma das fortalezas, do sistema como um todo, da CFISC, do Projeto #EuValorizoAsFortalezas e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações – fortalezas.org.

A exposição é uma realização da CFISC, setor vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE) da UFSC, instituição responsável pela gestão e manutenção das fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa. Na mostra, é possível retirar guias de visitação dessas fortalezas, além de cartões portais desses monumentos.

Serviço

Exposição Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina

  • Local: térreo do Centro de Cultura e Eventos (CCEven) da UFSC, em frente à Livraria Livros & Livros
  • Horário: das 7h30min às 20h, de segunda-feira a sexta-feira
  • Acesso: gratuito
Tags: Centro de Cultura e EventosExposiçãoFortaleza de Santa Cruz de AnhatomirimFortaleza de Santo Antônio de RatonesFortaleza de São José da Ponta Grossafortalezas da ilha de santa catarinasistema defensivoUFSC