Festival leva 638 pessoas à Fortaleza de São José da Ponta Grossa no Dia de Gratuidade

04/05/2022 10:31

Dona Bilica se apresentou com a Banca Cucamonga. Fotos: Salvador Gomes

O Festival de Reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, contou com a participação de 638 visitantes ao longo do domingo passado (1°/5). Foram 10 horas de programação cultural que contou com a presença de Dona Bilica, Banda Cucamonga, Orquestra de Choro Campeche, Bloco Para Cara, entre outras atrações. O festival, que celebrou a reabertura da fortificação ao público, foi também mais uma edição do Dia de Gratuidade. O próximo domingo com entrada franca será em 5 de junho.

O dia começou nublado na Praia do Forte, mas não choveu. De início, os guias do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recepcionaram os visitantes e ofereceram um pouco mais sobre a história das fortalezas e da região. Ainda pela manhã, a Dona Bilica desfilou pela fortaleza junto com a Banda Cucamonga, chamando o pessoal para participar do evento. O dia foi abrindo e o sol já tinha aparecido quando o Bloco Para Cara, de Governador Celso Ramos, levou o samba enredo Para Cara Mergulha nas Águas de Anhatomirim para a fortaleza. Além dessa música, o bloco apresentou outras composições próprias e sambas famosos.

Bloco Para Cara homenageou Anhatomirim e tocou sambas famosos

No início da tarde, houve novas apresentações da Dona Bilica, com a Banda Cucamonga. Em seguida, se apresentaram os músicos da Orquestra de Choro Campeche. Eles tocaram composições famosas de diferentes artistas brasileiros.

Orquestra de Choro Campeche apresentou composições brasileiras famosas

Já mais para o final da tarde, o pessoal da Academia SCAM, grupo que estuda as armas e as técnicas de combate medieval, chegou à fortaleza para a apresentação. As crianças e os adultos cercaram o grupo, que passou informações históricas sobre réplicas do armamento utilizadas em competições esportivas. Houve uma pequena palestra e depois uma apresentação de esgrima medieval com golpes e defesas.

Grupo SCAM apresentou armaduras, escudos e espadas medievais

Apresentação de esgrima medieval

A tradição também teve lugar no Festival da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, entre outras coisas, com presença de rendeiras, como a dona Marli. Elas fizeram renda no Quartel da Tropa da fortificação e atenderam o público. No final da tarde, houve o cerimonial, com presença de autoridades, e homenagem aos servidores recém-aposentados da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).

Dona Marli foi uma das rendeiras que esteve no festival

Durante todo o domingo, servidores da CFISC e da Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE) da UFSC distribuíram kits pedagógicos com livro infantil sobre as fortalezas e outros materiais. O público interagiu e curtiu um dia que começou nublado, mas acabou com um lindo final de tarde na Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Público compareceu à fortaleza para o evento

 

Dona Bilica conta histórias tradicionais na portada da fortificação

 

Festival também foi Dia de Gratuidade

O Festival de Reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi promovido junto com o segundo Dia de Gratuidade do ano. Esse benefício é para todos os interessados que queiram visitar as fortalezas sob gestão da UFSC nos dias de entrada franca. Os Dias de Gratuidade são sempre os primeiros domingos de todo o mês, de março a novembro. O próximo será em 5 de junho, quando os portões estarão abertos a todos que queiram visitar de forma gratuita. Nos demais dias, há cobrança de taxa de visitação. Saiba mais.

Tags: culturaDia de GratuidadeDona BilicafestivalFortaleza de São José da Ponta Grossafortalezas da ilha de santa catarinaPraia do ForteUFSC