Palestra aborda fortificações de cidade açoriana que estão no Fortalezas.org

28/01/2022 18:04

Fortificações históricas da cidade de Horta, na Ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores, serão tema da palestra Fortificações da Horta: História e Patrimônio na próxima segunda-feira (31/01), com transmissão ao vivo pelo YouTube, às 16h (horário de Brasília). O professor e historiador Carlos Luís Cruz, diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade de Horta, será o ministrante da palestra. Ele é um dos principais colaboradores externos do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações – plataforma fortalezas.org, mantido pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para assistir à transmissão da palestra, clique aqui.

A palestra estará focada nos trabalhos do professor Cruz, que é doutor em História Insular e Atlântica (séculos XV – XX), pela Universidade dos Açores (UAç). Serão abordadas as fortificações cadastradas na plataforma fortalezas.org. A cidade de Horta conta com 38 construções fortificadas, de um total de 237 fortificações açorianas presentes no banco de dados – a maioria delas hoje já desaparecidas, mas que deixaram registros de sua história em imagens, documentos e bibliografias.

As maiores e mais importantes fortificações açorianas, e que ainda resistem ao tempo, são a de São Brás, em Ponta Delgada; a de São Sebastião e de São João Baptista, em Angra do Heroísmo; e a de Santa Cruz, na Horta.

Imagem do Forte de Santa Cruz disponível no banco de dados. Foto: Joi Cletison Alves

A palestra desta segunda-feira será realizada presencialmente no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade de Horta, às 18h, no horário local. O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Banco de dados reúne mais de 11 mil imagens

O fortalezas.org ultrapassou, no final de 2021, a marca de 11 mil imagens de fortificações cadastradas pelo mundo. O acesso e a consulta à plataforma para pesquisa são inteiramente livres e gratuitos. Além das imagens, a plataforma reúne informações históricas, bibliografias de personagens importantes, documentos e outros dados referentes a mais de 2,5 mil fortificações pelo mundo.

A inserção de informações e dados é de responsabilidade de uma equipe da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), além de colaboradores externos, como o professor Cruz.

Tags: AçoresEducação patrimonialFortalezas.orgfortificaçõesHorta