Palestra aborda fortificações de cidade açoriana que estão no Fortalezas.org
Fortificações históricas da cidade de Horta, na Ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores, serão tema da palestra Fortificações da Horta: História e Patrimônio na próxima segunda-feira (31/01), com transmissão ao vivo pelo YouTube, às 16h (horário de Brasília). O professor e historiador Carlos Luís Cruz, diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade de Horta, será o ministrante da palestra. Ele é um dos principais colaboradores externos do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações – plataforma fortalezas.org, mantido pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Para assistir à transmissão da palestra, clique aqui.
A palestra estará focada nos trabalhos do professor Cruz, que é doutor em História Insular e Atlântica (séculos XV – XX), pela Universidade dos Açores (UAç). Serão abordadas as fortificações cadastradas na plataforma fortalezas.org. A cidade de Horta conta com 38 construções fortificadas, de um total de 237 fortificações açorianas presentes no banco de dados – a maioria delas hoje já desaparecidas, mas que deixaram registros de sua história em imagens, documentos e bibliografias.
As maiores e mais importantes fortificações açorianas, e que ainda resistem ao tempo, são a de São Brás, em Ponta Delgada; a de São Sebastião e de São João Baptista, em Angra do Heroísmo; e a de Santa Cruz, na Horta.
A palestra desta segunda-feira será realizada presencialmente no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade de Horta, às 18h, no horário local. O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Banco de dados reúne mais de 11 mil imagens
O fortalezas.org ultrapassou, no final de 2021, a marca de 11 mil imagens de fortificações cadastradas pelo mundo. O acesso e a consulta à plataforma para pesquisa são inteiramente livres e gratuitos. Além das imagens, a plataforma reúne informações históricas, bibliografias de personagens importantes, documentos e outros dados referentes a mais de 2,5 mil fortificações pelo mundo.
A inserção de informações e dados é de responsabilidade de uma equipe da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), além de colaboradores externos, como o professor Cruz.