Praça Esteves Júnior já foi o Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora

03/12/2021 10:33

Se você vive em Florianópolis é provável que você conheça a Praça Esteves Júnior. Localizada em frente ao mar, na Avenida Beira-Mar Norte, encontramos lá dois canhões antigos que anunciam que há história por lá. No século XVIII, no caminho entre a Vila de Nossa Senhora do Desterro (hoje município de Florianópolis) até a Praia de Fora, na Baía Norte, onde hoje situa-se a praça, ficava o Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora. O santo que batiza a fortificação tem seu dia celebrado neste 3 de dezembro.

Entre 1761 e 1765, durante o governo de Francisco Antônio Cardoso de Meneses e Sousa, na Capitania de Santa Catarina, seguindo projeto desenvolvido pelo engenheiro José Custódio de Sá e Faria, foi construída essa fortificação. Tinha como função resguardar o acesso à Vila de Nossa Senhora de Desterro e também evitar que ali atracassem embarcações tripuladas por contrabandistas.

Atualmente, não existe mais nada da estrutura que constituía o forte. Em 1998, durante a execução de uma obra pública no local, foram encontrados pelos funcionários da prefeitura três canhões de ferro fundido. E, a partir de 2001, as primeiras duas peças encontradas passaram a incorporar a então praça, sendo que o terceiro canhão foi transferido para o Forte Santa Bárbara, no centro de Florianópolis.

Se hoje nessa região há diversos prédios residenciais, comércios e outras construções, naquela época existiam ali diversos pontos de combate e defesa, entre eles fortificações, trincheiras e paliçadas.

 


Acompanhe a imagem abaixo do centro e da Avenida Beira-Mar de Florianópolis
(ilustração retirada do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande)

Em azul: fortificações em uso; em amarelo: fortificações desaparecidas, e em marrom: fortificação em ruína.

Legenda:
02 – Bateria do José Mendes
03 – Bateria da Praia de Fora
04 – Estacada da Praia da Vila
05 – Estacada Leste da Praia de Fora
06 – Estacada Oeste da Praia de Fora
08 – Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora
09 – Forte de São Luis
13 – Trincheira da Agronômica
15 – Trincheira da Ponta do Estreito
16 – Trincheira das Três Pontes
18 – Trincheira do Lessa
19 – Trincheiras da Praia de Fora
20 – Trincheiras de São Luis
24 – Forte de Santa Bárbara
25 – Forte de Santana
28 – Forte São João


Para além do Triângulo Defensivo (formado pela Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa e pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones), do Forte de Santana e do Forte de Santa Bárbara, fortificações que receberam obras de restauro ao longo do tempo, existiam outras construções. Levantamento feito em 1786, dá conta que existiram 29 pontos de defesa na região da Ilha de Santa Catarina.

Veja também

Folder de divulgação da história do Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora.

Tags: #EuValorizoAsFortalezasAvenida Beira-MarFlorianópolisfortalezas da ilha de santa catarinafortificaçõeshistóriaSão Francisco Xavier