Vozes da Comunidade: a poesia histórica que nasceu após uma visita à Ilha de Anhatomirim

29/11/2021 08:58

Trecho da poesia Testamento Maragato, de Osmar Ransolin

Após uma visita à Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em que viveu uma “experiência sensorial”, Osmar Antonio do Valle Ransolin inspirou-se para escrever uma poesia. Imaginando como seria um soldado maragato chegando à ilha como prisioneiro após a Revolução Federalista, Osmar compôs as linhas. A poesia é a participação dele no Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: Vozes da Comunidade, lançado pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) para valorizar o que as pessoas sentem e pensam sobre as fortificações.

Osmar é um descendente de tropeiros e um estudioso apaixonado pela história de Santa Catarina. Leu sobre a Guerra do Contestado. Estudou a Revolução Federalista. Em 2007, durante uma visita a Florianópolis, decidiu visitar a Ilha de Anhatomirim. Vivenciou, então, o que ele chama de “experiência sensorial”, sentindo-se um soldado preso que chegava à ilha.


Anhatomirim, para mim, é a testemunha viva da luta democrática de Santa Catarina. Nós fizemos parte dessa história. Eu uso lenço vermelho até hoje por causa disso, por causa dessa gente que pereceu aqui. São nossos irmãos do passado que nós temos que honrar de alguma maneira.

Osmar Ransolin, autor da poesia Testamento Maragato,
enviada ao Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: Vozes da Comunidade.


Veja o bate-papo completo com o autor no vídeo abaixo:

A poesia resultado da visita à Anhatomirim foi batizada de Testamento Maragato. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Trecho da poesia Testamento Maragato, de Osmar Ransolin

O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: Vozes da Comunidade tem o objetivo de resgatar, registrar e divulgar memórias relacionadas às fortificações, valorizando o que as pessoas sentem e pensam sobre esses monumentos. Além disso, esta edição visa fazer com que as pessoas pensem sobre as fortalezas, mesmo sem poder visitá-las no momento.

Saiba como enviar material clicando aqui.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

São aceitos desde relatos escritos até desenhos que estejam de algum modo relacionados às fortalezas da Ilha de Santa Catarina. Não é preciso ser um relato oficial. Pode ser uma livre manifestação de memória pessoal, por exemplo.

As contribuições poderão fazer parte de diferentes iniciativas de divulgação educativa e cultural, tais como livros, revistas, sites, redes sociais, matérias para TV e outras.

Tags: AnhatomirimFortaleza de Santa Cruz de Anhatomirimfortalezas da ilha de santa catarinahistóriapoesiaRevolução FederalistaVozes da Comunidade