Dia da Árvore: catálogo mostra pinturas de plantas encontradas em Desterro em 1803

21/09/2021 12:53

Um manuscrito original do ano de 1803 mostra 38 pinturas em aquarela de árvores e frutas silvestres encontradas na então Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. O catálogo está disponível na íntegra e de forma gratuita no Banco de Dados Internacional sobre Fortificações – Plataforma fortalezas.org, que é mantido pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O original do manuscrito pertence à Biblioteca Nacional de Lisboa. Neste dia 21 de setembro, celebra-se no Brasil o Dia da Árvore.

Acesse aqui o manuscrito com as aquarelas disponível no Fortalezas.org.

O trabalho de catalogação das plantas foi feito pelo militar Antônio José de Freitas Noronha, capitão do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina que viveu de 1744 a 1814, conforme o livro História Natural da Ilha de Santa Catarina, dos pesquisadores Marli Cristina Scomazzon, Jeff Franco e Daniel de Barcellos Falkenberg, da Editora Insular. De acordo com a mesma publicação, ele veio da Ilha da Madeira para a Vila de Nossa Senhora do Desterro quando tinha sete anos, em 1751.

Em 1803, o então governador da Capitania de Santa Catarina, Joaquim Xavier Curado, entregou a Noronha a tarefa de catalogar as plantas da vila. Por esse trabalho pioneiro, seu nome passou à história e batiza hoje o Parque Jardim Botânico de Florianópolis, localizado no Bairro Itacorubi.

À época que lhe foi solicitada a tarefa, Noronha anotou nas primeiras páginas de seu manuscrito:

Livro segundo que consta da configuração das árvores e frutas silvestres nomeadas na relação adiante escrita e numerada, declarando-se ao pé de cada uma delas, a sua altura, o tempo em que se colhem, como se comem e os seus préstimos, e são todas quantas há neste Departamento…

O manuscrito traz, além das 38 pinturas em aquarela, informações sobre as plantas catalogadas, como nome popular e descrição. Algumas delas são bem conhecidas, como amora e araçá. No entanto, outras espécies desenhadas no volume estão extintas, embora estejam preservadas em traços precisos e detalhados no manuscrito de Noronha.

Fortalezas.org: mais de  9.200 imagens de acesso livre

A plataforma digital Fortalezas.org, desenvolvida a partir de 1999, foi lançada na internet em 2008, e é mantida atualmente pela CFISC, setor vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O acesso ao banco de dados para pesquisa é livre e gratuito, bastando acessar o website fortalezas.org. A ferramenta, em permanente atualização, traz hoje mais 2.500 fortificações, mais de 9.200 imagens, mais de 300 vídeos, mais de 3.700 bibliografias, além de notas biográficas de quase 1.000 personagens históricos, entre outros conteúdos, como ilustrações, mapas, documentos históricos e textos variados.

Tags: botânicadia da árvorehistóriaJardim Botânicomeio ambiente