Fortalezas da Ilha têm tombamento provisório assinado pela Fundação Catarinense de Cultura

10/05/2021 11:55

Fortalezas de Santo Antônio de Ratones (foto) e de Santa Cruz de Anhatomirim terão tombamento estadual

Duas fortalezas da Ilha de Santa Catarina tiveram seu tombamento provisório assinado sexta-feira, 7 de maio, pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Dolores Carolina Tomaselli, e pela diretora de Patrimônio Cultural da instituição, Lélia Pereira Nunes. Com isso, os patrimônios estão protegidos pela mesma legislação que garante a preservação daqueles definitivamente tombados. Nesta etapa, estão contempladas as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, localizada na Ilha de Anhatomirim, pertencente ao município de Governador Celso Ramos; e a de Santo Antônio de Ratones, localizada na Ilha de Ratones Grande, em Florianópolis, ambas com parecer histórico favorável ao pleito.

O processo segue agora para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que detém a gestão das fortalezas e é responsável por seu gerenciamento, guarda, manutenção e conservação. A UFSC tem 15 dias para se manifestar sobre o tombamento definitivo.

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones são tombadas como Patrimônio Histórico Nacional desde 1938, assim como outras construções originais do sistema defensivo criado na região no século XVIII. Ambas fazem parte da lista de 19 fortificações brasileiras candidatas a se tornarem Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“O tombamento estadual desses monumentos auxilia na candidatura internacional uma vez que um dos critérios para inscrição do bem como Patrimônio Mundial é o nível de proteção que possui. Assim, com diferentes esferas, entidades e instituições envolvidas na sua preservação, fica mais fácil proteger o patrimônio de descaracterização, abandonado ou dano”, observa Geisa Pereira Garcia, coordenadora das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/SECARTE).

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

A UFSC, que é a gestora da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, vem trabalhando em prol da candidatura a Patrimônio Mundial. Desde 2018, a UFSC faz parte do comitê catarinense, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que prepara as fortalezas para esse inédito reconhecimento internacional. Também fazem parte do comitê diferentes instituições, incluindo a própria FCC.

Texto: Assessoria de Comunicação/FCC com informações da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/UFSC.