Sem sair de casa, a história das Fortalezas da Ilha chega até as crianças

09/04/2021 11:03

O projeto “Aprender sobre história também é coisa de criança” será oferecido neste ano (2021) na modalidade a distância. Crianças a partir de 4 anos até o terceiro ano do Ensino Fundamental têm assim oportunidade de conhecer, por meio de um momento lúdico, mais sobre diferentes aspectos que envolvem a história das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina. As escolas devem solicitar agendamento pelo e-mail educativofortalezas@contato.ufsc.br.

ATENÇÃO: as fortalezas estão fechadas à visitação. Saiba mais.

O projeto “Aprender sobre história também é coisa de criança” prevê um momento lúdico onde servidores técnico-administrativos em educação da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) contam para as crianças a história das fortificações. Depois, há uma conversa que pode ser mais ou menos aprofundada de acordo com a expectativa de cada grupo e com as combinações feitas com antecedência com o professor ou a professora responsável.

O projeto aborda desde a disputa territorial entre portugueses e espanhóis; a relação desses povos com a população indígena e africana/afrodescendentes; a construção, uso, abandono e reconstrução das fortificações e sua transformação em museus; e a relação das fortalezas com a história da Ilha de Santa Catarina. A atividade é gratuita, mas precisa ser agendada pela escola participante.

• Projeto “Aprender sobre história também é coisa de criança” a distância
  • Para crianças de 4 anos até o terceiro ano do Ensino Fundamental
  • A escola precisa agendar a participação pelo e-mail: educativofortalezas@contato.ufsc.br
  • Participação gratuita
  • Saiba mais sobre o projeto na forma presencial, clicando aqui.