Tour virtual conduz visitante pela história das fortalezas

25/10/2020 10:49

Por que foram construídas fortalezas na região da Grande Florianópolis? O calabouço servia somente para deter prisioneiros de guerra? Como era disparado um canhão no século XVIII? Para saber tantas coisas sobre alguns dos monumentos mais antigos do estado, basta acompanhar os vídeos do tour virtual pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa, elaborados por alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em projeto que tem a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro vídeo, que conta parte da história das fortificações e do sistema defensivo, foi lançado neste domingo (25/10).

Assista ao primeiro episódio:

Os vídeos do tour virtual são resultados do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pelo IFSC. A iniciativa tem o apoio da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da UFSC. O tour virtual é composto por nove episódios (ATUALIZAÇÃO: em 27/12/20, foi lançado um episódio extra, totalizando dez vídeos. Saiba mais aqui), divulgados semanalmente aos domingos no canal do IFSC – Campus Florianópolis-Continente no YouTube e pelas mídias sociais e sites do IFSC e da UFSC. Os vídeos têm tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Neste ano, em sua terceira edição, o Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa não pôde ser feito presencialmente devido à pandemia da Covid-19. Em 2018 e 2019, alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente guiaram mais de 3.800 visitantes pela fortaleza.

A coordenadora do projeto, professora Maria Helena Alemany Soares, explica que, além do objetivo de atender a tríade ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa visa promover, por meio do uso dos canais de comunicação (mídias sociais), a inovação no campo de guiamentos.  “Acreditamos que o público que assistir aos episódios terá a oportunidade de conhecer a fortaleza através dos guias de turismo.”

Saiba mais sobre o curso

O Curso Técnico em Guia de Turismo do IFSC busca preparar estudantes para promover e valorizar os atrativos turísticos de Santa Catarina e do Brasil. O curso é composto por disciplinas como História e Geografia de Santa Catarina, Patrimônio Cultural, História e Cultura da Arte, e Técnicas de Guiamento.

Fortalezas e Covid-19

As fortalezas sob gestão da UFSC – Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – estão fechadas à visitação pública como medida de combate à proliferação da Covid-19. Nesse período, o atendimento de demandas relacionadas às fortificações tem sido feito preferencialmente por e-mail (fortalezas@contato.ufsc.br).