Fortalezas fecham como medida preventiva ao avanço do coronavírus

17/03/2020 09:48

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones estão fechadas à visitação pública, eventos e outras atividades externas como ação preventiva ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). A medida é excepcional e temporária.

O fechamento faz parte do plano de contingência publicado pela Administração Central da UFSC nesta segunda-feira (16/3) junto com a Portaria n° 353/2020/GR, que dispõem sobre medidas relativas à rotina de trabalho e funcionamento da universidade frente à situação atual. Não há prazo ainda para que as fortalezas voltem a receber público ou eventos.

Apesar de os monumentos históricos estarem fechados, a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina mantém o atendimento via e-mail (fortalezas@contato.ufsc.br). Porém, também estão suspensos o atendimento via telefone fixo e presencial na coordenadoria, no Campus Trindade, em Florianópolis. Para urgências, a coordenadoria dispõe de atendimento via telefone celular: (48) 99699.0656. Conforme estabelece a Portaria n° 353/2020/GR, os servidores estão trabalhando de casa.

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, que compõem o triângulo defensivo da Baía Norte, são atrativos turísticos que recebem mais de 196 mil pessoas por ano. A UFSC é a gestora dos monumentos há 40 anos.

Saiba mais sobre o Coronavírus e as medidas na UFSC, clicando aqui.