Primeiro Dia de Gratuidade do ano será no próximo domingo (01/03)

28/02/2020 16:24

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa (foto acima) e Santo Antônio de Ratones, atrativos turísticos e históricos com mais de 280 anos, terão entrada franca no próximo domingo (01/03) na primeira edição do Dia de Gratuidade de 2020. As fortificações estão abertas o ano todo para visitação na Baía Norte, na Grande Florianópolis. Em 2019, 7.219 pessoas visitaram as fortalezas durante os nove Dias de Gratuidade. O número é um recorde desde a implantação do benefício, em 2017.

Todos os anos, as fortificações sob a gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) têm acesso liberado no primeiro domingo dos meses de março a novembro. Para as fortalezas de Anhatomirim e Ratones, é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais).

Algumas áreas das fortalezas de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte, Norte de Florianópolis, e de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande, podem não estar acessíveis ao público neste domingo. As fortificações passam por restauro e readequação, mas seguem abertas à visitação pública. As obras são parte da requalificação desses monumentos coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela UFSC. Para visitar as fortalezas, não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar. As fortificações estão abertas a partir das 9h (para mais informações sobre o horário de funcionamento clique aqui).

Recorde de visitação

Desde 2017, quando foi instituído o Dia de Gratuidade nas fortalezas sob a gestão da UFSC, 17.560 pessoas já visitaram as fortificações nos domingos de acesso livre. No ano passado, foram 7.219 visitantes – recorde de todos os anos. O benefício foi instituído para que a comunidade tivesse o acesso ainda mais facilitado a esses monumentos históricos. No entanto, a UFSC mantém uma série de benefícios para incentivar o público a visitar as fortalezas ao longo de todo ano. Pessoas com 60 anos ou mais, crianças com até cinco anos e alunos de escolas públicas (desde que em visita de estudo com a instituição – sabia mais) não pagam ingressos em qualquer dia de visitação. Em 2019, o público total visitante das três fortalezas foi de 196.517 pessoas. A UFSC é a gestora do conjunto fortificado da Baía Norte da Grande Florianópolis há 40 anos.

Visitantes em Dias de Gratuidade nas três fortalezas

Dicas para o Dia de Gratuidade

• Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba aqui como fazer seu ensaio nas fortalezas.

OUTRAS INFORMAÇÕES: (48) 3721-8302