CFISC apresenta ações de educação em evento internacional

05/12/2019 16:04

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/SECARTE) apresentou nesta quarta-feira (04/12) o trabalho de educação patrimonial para o público do II Seminário Internacional Fortificações Brasileiras, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reúne gestores de 19 fortes e fortalezas, localizados em 10 estados brasileiros, que são candidatos a Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Durante o seminário, a CFISC apresentou o recém-lançado livro infantil Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado e o Paper Toy do Brigadeiro José da Silva Paes, que têm sido utilizados para levar às crianças a história dos monumentos históricos geridos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) há 40 anos. Um vídeo que mostra parte da história da gestão desses bens também foi exibido. O II Seminário Internacional Fortificações Brasileiras é promovido pelo Ministério do Turismo, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério da Defesa e Fundação Cultural Exército Brasileiro.

O livro Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado e o Paper Toy do Brigadeiro José da Silva Paes são apresentados às crianças que participam do projeto de educação patrimonial Aprender História Também é Coisa de Criança! da CFISC. As atividades são realizadas na Fortaleza de São José da Ponta Grossa e envolvem contação de história com bonecos dos principais personagens de época e modelos de navios, réplica de canhão, uma série de banners para facilitar o entendimento desse período histórico e, por fim, uma visita guiada à fortificação.

Atuar na educação patrimonial tem sido uma constante na CFISC. Além dos projetos que coordena, na semana passada participou da formação de professores para o tema em evento promovido pelo IPHAN em Governador Celso Ramos. O livro e o Paper Toy foram apresentados no II Seminário Internacional Fortificações Brasileiras como exemplos bem-sucedidos para educação patrimonial. Durante o evento, os técnicos administrativos em educação da CFISC tiveram contato com outras ações promovidas em diferentes fortalezas.

Patrimônio Mundial em 2022

O II Seminário Internacional Fortificações Brasileiras começou terça-feira (03/12) e se encerra nesta quinta-feira (05/12). O evento é parte das ações do IPHAN para organização da candidatura a Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ao todo, 19 fortificações brasileiras estão listadas como candidatas, incluindo, em Santa Catarina, as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones. Essas fortificações, somadas à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, estão aos cuidados da UFSC há 40 anos. A expectativa é que em 2022 seja analisado pela UNESCO o reconhecimento desses 19 monumentos como um bem seriado, ou seja, todos juntos formem um mesmo Patrimônio Mundial.