A Coordenadoria das Fortalezas divulgou seus projetos na Sepex 2017

27/10/2017 13:15

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), participou da 16º edição da Semana de Ensino e Pesquisa e Extensão (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que ocorreu nos dias 19, 21 e 22 de outubro de 2017. Muitas pessoas passaram na estrutura montada para divulgar o trabalho realizado nas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, todas gerenciadas pela UFSC. Os recursos utilizados para apresentar os conteúdos foram os banners, maquete da Fortaleza de Anhatomirim, panfletos informativos das três fortificações, computador para acessar as páginas dos projetos da Coordenadoria e uma equipe para conversar e tirar as dúvidas de quem passava pelo estande, entre outros.

Para o público infantil, teve mesa com desenhos para pintar, guaritas para tirar fotos, canhão em miniatura e até um manequim vestido com trajes de soldado da época, buscando aproximar as crianças  da história das fortalezas. A coordenadoria já realiza um projeto de educação patrimonial chamado “Aprender sobre história também é coisa de Criança”. O objetivo é sensibilizar a garotada da Educação Infantil e Ensino Fundamental para a importância de valorizar e preservar as fortalezas da Ilha de Santa Catarina, que são Patrimônio Histórico Nacional, a partir do aprendizado sobre sua criação, uso, abandono, recuperação e transformação em museu ao ar livre.
No sábado, às 11h foi realizado o sorteio do livro “As Defesas Da Ilha De Santa Catarina E Do Rio Grande De São Pedro Em 1786”, do arquiteto da Coordenadoria, Roberto Tonera. Filipe Junkes Nicolodelli é o nome do sorteado. Para participar, os interessados deveriam se inscrever no nosso estande!