Encontro aborda as fortificações do Exército Brasileiro

14/08/2017 10:41

Entre os dias 01 e 04 de agosto de 2017 ocorreu em Niterói, no Rio de Janeiro, o IX Encontro de Integrantes do Sistema Cultural do Exército, que teve como tema central “As fortificações sob administração do Exército na lista tentativa a Patrimônio Mundial“. O evento foi organizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e contou com a participação de representantes de espaços culturais e organizações militares de todo o Brasil e palestrantes convidados de universidades (UFSC, UFRJ, UFBA), Icofort Brasil, IPHAN, entre outras instituições presentes.

Como parte da programação do evento foi também realizada uma visita técnica às principais fortificações de Niterói e um roteiro náutico onde foi possível observar o sistema defensivo da Baía da Guanabara, apreciando-se também os demais fortes da cidade do Rio de Janeiro, vistos a partir do mar. Outras informações sobre o evento, assim como a íntegra dos conteúdos apresentados, estão disponíveis para consulta no website da DPHCEx.

Roberto Tonera, arquiteto da Coordenadoria das Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina, realizou uma apresentação sobre as fortalezas da UFSC e sobre o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações (www.fortalezas.org), que já vem sendo utilizado como ferramenta de produção, difusão e gestão de conteúdos sobre o conjunto das 19 fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio da Humanidade, destacando os oito monumentos que estão hoje sob a administração do Exército Brasileiro.

Para Tonera, o momento é de somar esforços de todas as instituições que desenvolvem ações e projetos ligados às fortificações e aproveitar a expertise especifica de cada um desses parceiros, de forma a qualificar a proposta de candidatura, com redução de custos e economia de tempo. Entre as ações que o arquiteto destacou como necessárias está a necessidade de ampliar os conteúdos existentes sobre as fortificações brasileiras no Banco de Dados Internacional, num trabalho de mútua colaboração com os gestores desses monumentos, órgãos de preservação e pesquisadores das universidades, bem como contando com a participação  e parceria das instituições detentoras de acervos fotográficos, iconográficos e documentais.

ICOFORT Brasil

Uma das seções temáticas do 9º Encontro, intitulada “O Comitê Científico Internacional Sobre Fortificações e Patrimônio Militar e os programas e projetos em fortificações“, contou com a participação do presidente do ICOFORT Brasil, José Cláudio dos Santos Júnior, Roberto Bartholo, professor do LTDS/COPPE-UFRJ, coordenador do grupo de pesquisa em “Gestão, Inovação e Turismo em Fortificações”, e Roberto Tonera, arquiteto da Coordenadoria das Fortalezas da UFSC. Entre os resultados das discussões ocorridas nesta mesa, foi confirmada a realização ainda esse ano do “Encontro Internacional de Fortificações e Patrimônio Militar – ICOFORT Rio 2017” – no Rio de Janeiro no período de 06 a 11 de novembro de 2017, conforme as informações já disponíveis no site www.icofortbrasil.org. Um dos objetivos desse evento será exatamente aprofundar as discussões em torno da candidatura do conjunto das 19 fortificações brasileiras a Patrimônio Mundial.

Imagens (de cima para baixo): Pôster do evento; General Paixão (DPHCEx) e Arquiteto Roberto Tonera (UFSC); Uma das mesas temáticas do evento com Professor Roberto Bartholo (UFRJ), José Cláudio dos Santos Júnior (ICOFORT Brasil) e Arq. Tonera (UFSC); Capa da apresentação do Arq. Tonera; Imagem do Forte de São Luís visto a partir do Forte do Pico (Niterói) durante a visita técnica às fortificações; Lista das 19 fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial; e alguns dos membros do ICOFORT Brasil participantes do evento.