A cidade de Torres recebe a exposição itinerante do Projeto Fortalezas da UFSC

09/12/2015 14:21

A exposição itinerante sobre o “Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina” estará aberta à visitação na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, de 02 a 31 de janeiro de 2016, no hall da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, na Rua José Antônio Picoral, nº 171, centro (onde também funciona o Museu Histórico). A mostra estará aberta diariamente das 08:00 h às 21:00 h e a entrada é gratuita.

A exposição é composta por fotografias e maquetes das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, além de sete painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema. Nesta passagem por Torres, a exposição itinerante será complementada com uma mostra alusiva aos fortes locais, composta de uma maquete e painéis expositivos sobre duas antigas fortificações que existiram em Torres nos séculos XVIII e XIX. Esses conteúdos adicionais são fruto de pesquisas realizadas pelo jornalista Nelson Adams Filho, do jornal Diário Gazeta de Torres, e por Aline Barrim (autora da maquete de um desses fortes de Torres).

A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Torres em conjunto com o Projeto Fortalezas da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – instituição responsável pela gestão e manutenção das três principais fortalezas catarinenses – e conta ainda com o apoio local do Rotary Clube de Torres, Câmara Municipal de Vereadores, Recris Transportes e Logística, Perfil Vidros e Alumínios, Pizzaria Kalliptu´s, Móveis Ronconi, jornal Diário Gazeta, vereadores Antônio Vicente Machado e Gibraltar Vidal, Família Barrim e Estúdio Vana Rodrigues.

No dia 7 de janeiro, os historiadores Joi Cletison Alves e o arquiteto Roberto Tonera, do Projeto Fortalezas da UFSC, estarão também presentes ao local da exposição, falando sobre o antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, sobre o trabalho de preservação desses monumentos que a UFSC realiza desde 1979 e sobre as fortificações catarinenses e gaúchas presentes no Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Torres, pelo e-mail: sec.culturaesporte@torres.rs.gov.br ou pelo telefone: (51) 3664-9150, ramais 740/741.

Informações sobre as fortalezas mantidas pela UFSC estão disponíveis em www.fortalezas.ufsc.br. Para conhecer melhor as demais fortificações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, assim como aquelas do Brasil e de diversos outros países, acesse o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações, plataforma digital também desenvolvida na UFSC e disponível em www.fortalezas.org

Contatos para solicitar a exposição itinerante podem ser realizados por meio do telefone (48) 3721-8302 ou pelo e-mail: fortalezas@contato.ufsc.br

Veja abaixo algumas imagens da exposição: