Palácio Cruz e Sousa recebe exposição “Federalismo: A revolução que abalou Santa Catarina”

14/11/2024 15:00

Palácio Cruz e Sousa recebe exposição “Federalismo: A revolução que abalou Santa Catarina”. Foto por Cesar Valente.

O Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, recebeu a exposição “Federalismo: A revolução que abalou Santa Catarina”. A solenidade de abertura ocorreu na terça-feira (12) e foi dirigida pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, e pela administradora do museu, Marli Cristina Scomazzon. O evento teve início às 19h e contou com a presença de historiadores, membros das forças armadas, servidores da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) e outros especialistas. 

A exposição reúne artefatos históricos, banners, uma linha do tempo e a maquete da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim emprestada pela CFISC. Também há uma sala com exibição contínua do filme “Desterro”, de Eduardo Paredes, uma produção de época ambientada em 1893, ano em que irrompeu a Revolução Federalista. 

A museóloga e curadora da exposição, Lúcia Valente, explica que  o Palácio Cruz e Sousa testemunhou acontecimentos marcantes na história de Desterro, de Florianópolis e do Brasil. A  localização estratégica da ilha tornou a cidade, antes pacata, em um ponto estratégico durante a Revolução Federalista. “Mostrar como era essa cidade e como se vivia aqui permite uma imersão na história e leva, por meio de imagens e informações, o público a entender um pouco melhor o contexto e a importância dos fatos e conflitos narrados”, afirma Lúcia. 

A exposição ficará por um ano no Museu Histórico de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis. 

Fotos por Cesar Valente.

Tags: culturaEventoExposiçãoFlorianópolisFortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim