Professor aborda patrimônios portugueses e fortificações históricas em palestra na Fortaleza de São José da Ponta Grossa
O arquiteto português João Campos apresenta “Patrimônios de Origem Portuguesa: registros e reflexões” na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte, em Florianópolis. A fala acontece no dia próximo domingo, 8 de setembro, às 11:00h, e tem como tema o livro de mesmo título, recém-lançado pelo autor no último dia 31 de agosto. A obra reúne informações valiosas sobre patrimônios culturais de origem portuguesa, com foco em projetos de reabilitação e reflexões sobre os conteúdos culturais ligados a essas heranças. O evento terá enfoque nas fortificações e terminará o período de visita do professor às fortalezas geridas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário presente neste link, que estará aberto até o dia 6, sexta-feira, às 12h (ou enquanto houver vagas disponíveis). A inscrição também garantirá isenção da taxa de entrada para a fortaleza durante o período.
João Campos traz em sua obra, entre outros temas, experiências vivenciadas ao longo de seu trabalho à serviço da Fundação Calouste Gulbenkian, explorando materiais pouco conhecidos disponíveis nos arquivos da instituição. Ele aborda também os “Impérios do Espírito Santo”, construções raríssimas herdadas dos açorianos, das quais ainda existem alguns poucos exemplares na Ilha de Santa Catarina. O livro, que conta com prefácio de Rui Moreira e posfácio de José Blanco, é também fruto de missões de reconhecimento, de avaliação e de intervenção sobre patrimônios portugueses em várias partes do mundo, o que evidencia a riqueza dos contatos históricos entre Portugal e outros povos.
Para mais informações, é necessário entrar em contato com a Coordenadoria das Fortalezas através do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br ou com o arquiteto Roberto Tonera pelo WhatsApp (48) 99963-6324.
Sobre João Campos
JOÃO S. DE SOUSA CAMPOS é arquiteto (ESBA-U. Porto, 1974), Mestre em Relações Interculturais (U.Aberta, Lisboa, 2002), com Dissertação sobre Os Impérios do Espírito Santo e Doutor em História da Arte (U. Coimbra, 2009), com Tese sobre Arquitetura Militar Portuguesa no Golfo Pérsico – Ormuz, Keshm e Larak. Foi Professor do Curso de Arquitetura da ESAP-Porto (1986-1999). Desempenhou funções como Consultor para o Centro Histórico do Porto (1998-2003) e para a Salvaguarda Patrimonial da Câmara Municipal de Almeida (2006-2022).
Enquanto Consultor e projetista da Fundação Calouste Gulbenkian para Patrimônio de origem portuguesa no mundo, desempenhou missões e projectos em 25 países de quatro continentes (1992-2010). É Perito do Comité Internacional das Fortificações (ICOFORT), organizou 15 Seminários Internacionais sobre Arquitectura Militar e dirigiu a publicação de 25 números da revista CEAMA, sobre a temática da fortificação e das fronteiras, participando como autor em todas as edições.
Veja o currículo ampliado do arquiteto clicando aqui.
O que? Palestra pelo professor João Campos
Quando? Domingo, 8 de setembro de 2024
Horário? 11:00h
Onde? Fortaleza de São José da Ponta Grossa (Praia do Forte)
Inscrições: Clique aqui
Para mais informações: fortalezas@contato.ufsc.br ou (48) 99963-6324 (arquiteto Roberto Tonera)
Foto: divulgação CFISC/SeCArtE.