Livro sobre Fortalezas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul é relançado

14/08/2024 14:58

No último sábado, aconteceu a sessão de autógrafos do relançamento do livro “AS DEFESAS DA ILHA DE SANTA CATARINA E DO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO EM 1786”, na Livraria Desterrados. O livro, escrito por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, fala sobre a história e a arquitetura de fortes e fortalezas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Roberto Tonera, graduado em Arquitetura pela UFSC que trabalha com as Fortalezas há trinta anos, afirma que “tanto o livro quanto o relançamento trazem as fortalezas para primeiro plano”.

O manuscrito original “Defeza da Ilha de Santa Catharina e do Rio Grande de São Pedro” foi escrito pelo engenheiro militar José Correia Rangel entre 1786 e 1789. A obra, de caráter documental, dificultava a interpretação de leitores e curiosos sobre o assunto. “Era uma linguagem de engenheiro para engenheiro, não era muito amigável para leitura”, diz Tonera.  Ele e Oliveira trazem os mapas, tabelas e plantas das fortificações presentes no manuscrito, com ortografia atualizada e glossário ilustrado. No encarte do livro, um CD-ROM desenvolvido pelo Projeto Fortalezas Multimídia, com recursos virtuais como 2 mil fotografias e ilustrações antigas, vistas panorâmicas em 360 graus e passeio interativo pela Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, apresenta também o conteúdo completo do livro. 

A primeira edição foi lançada em 2011, e a segunda edição revisada, em 2015. Grande parte das unidades produzidas foram distribuídas para escolas, universidades, bibliotecas, arquivos, casas de memória, entidades de preservação e instituições culturais diversas. Hoje, é possível adquirir a segunda edição nas livrarias Dois por Quatro, Livros & Livros e Livraria Desterrados.

Tags: #EuValorizoAsFortalezasFortaleza de Santa Cruz de AnhatomirimFortaleza de Santo Antônio de RatonesFortaleza de São José da Ponta GrossaFORTALEZAS