05/04/2024 14:29

Os trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAE’s) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras universidades brasileiras estão em greve desde o dia 11 de março. A decisão foi determinada em assembleia do Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFSC (SINTUFSC) e foi convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA).

Entre os motivos que levaram à decisão, estão a necessidade da revisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, reajuste salarial conforme a inflação vigente e a recomposição do orçamento destinado às universidades federais.

COMO ISSO AFETA A CFISC?

No momento, a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina não está em greve. Porém, devido à paralisação de outros setores, alguns serviços de atendimento podem ser afetados.

Os canais de comunicação da CFISC irão avisar quaisquer novidades através do site e da conta no instagram (@fortalezasdaufsc). Além disso, dúvidas podem ser enviadas para o e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.

Agradecemos a compreensão.

QUAIS SETORES ESTÃO SENDO AFETADOS?

Os que comunicaram oficialmente alterações no atendimento são:

• Agência de Comunicação (Agecom) – atendimento parcial.
  • Biblioteca Universitária (BU) – unidade central somente com as salas de estudo individual abertas e fechamento de algumas bibliotecas setoriais.
  • Centro de Comunicação e Expressão (CCE) – informaram adesão à greve as secretarias do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras), do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Coordenação do curso de graduação em Letras – Português, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução.
  • Centro de Ciências da Saúde (CCS) – as Clínicas Odontológicas estão fechadas.
  • Centro de Desportos (CDS) – Confira na página do CDS quais setores estão com atividades suspensas.
  • Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – a Direção, departamentos, secretarias dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação estão com atividades suspensas.Acompanhe pelo site.
  • Centro Socioeconômico (CSE) –  A secretaria do curso de Graduação em Administração, a secretaria do curso de Graduação em Ciências Contábeis, a secretaria do curso de Graduação em Relações Internacionais e a secretaria do curso de Graduação em Serviço Social informaram adesão à greve.
  • Centro Tecnológico (CTC) – o programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, a coordenação de Graduação em Engenharia Mecânica, a coordenação de Graduação em Engenharia de Materiais, a coordenação de estágios em Engenharia de Materiais, a secretaria do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, a secretaria de Pós-Graduação em Ciência da Computação e a a coordenadoria de Graduação em Sistemas de Informação informaram adesão à greve.
  • Colégio de Aplicação (CA) – alteração de rotinas divulgadas em nota. Suspensão de atividades no dia 21 de março, nos períodos matutino e vespertino.
  • Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) – atendimento parcial. As ações emergenciais e algumas atividades internas não foram paralisadas.
  • Departamento de Administração Escolar (DAE)  – atendimento e serviços afetados, conforme o site.
  • Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) – suspensão de agendamento de eventos, conforme nota.
  • Departamento de Gestão Patrimonial (DGP) – suspenso o atendimento presencial às segundas, às terças e às quintas-feiras, conforme Ofício Circular 4/DGP/PROAD/2024. Outras informações no site da Proad.
  • Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) – paralisação do atendimento conforme o site.
  • Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP) – atendimento parcial. Confira no site do DIP os serviços disponíveis.
  • Editora da UFSC – livraria no Centro de Cultura e Eventos fechada.
  • Hospital Universitário (HU/Ebserh) – parte das atividades estão sendo impactadas
  • Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) – exposições suspensas a partir de 19 de março, conforme site.
  • Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – estão entre os setores impactados: Coordenação Pedagógica, Secretaria, Administrativo e Nutrição. Setor de Saúde segue em funcionamento, conforme nota no site do Núcleo.
  • Prefeitura Universitária – impactadas as rotinas de aquisição, gerenciamento e instalação dos materiais necessários aos serviços de manutenção predial e de equipamentos. Por isso, parte dos serviços de manutenção poderá não ser atendida, conforme ofício circular.
  • Pró-Reitoria de Permanência e Assunto Estudantis (Prae) –  alguns serviços foram afetados. Os pagamentos das bolsas em curso serão mantidos. Confira o comunicado no site.
  • Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) – alguns serviços estão impactados pela greve. Confira comunicado no site.
  • Pró-Reitoria de Administração (PROAD) – suspensos o Calendário de Compras e o Cronograma de Contratações 2024, entre outros serviços.
  • Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – setores do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) estão em greve. Setor de Movimentação Interna está em greve, o setor de Atendimento administrativo do DDP parou parcialmente e a Divisão de Capacitação continuada (DICC) também se encontra em greve. Atividades desenvolvidas de forma parcial.
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) – Coordenadoria do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) suspendeu os atendimentos externos.
  • Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) – Atendimento parcial. Confira no site os serviços disponíveis.

*Informações retiradas no site da UFSC