A Coordenadoria das Fortalezas divulgou seus projetos na 20ª edição da Sepex

14/11/2023 13:09

Materiais da Coordenadoria das Fortalezas expostos na 20ª edição da Sepex. Foto: Alice Maciel

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArte), participou da 20º edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que ocorreu entre os dias 25 a 27 de outubro. Durante o evento, o publico presente pôde conhecer o estande dedicado à divulgação das atividades realizadas nas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, todas gerenciadas pela UFSC.

Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar o patrimônio histórico da região por meio da exposição visual e literária dos livros Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado e do recém-lançado A Ilha de Santa Catarina e as suas culturas. O público infantil pôde recortar e montar Paper Toys do Brigadeiro José da Silva Paes e do Dom Pedro de Cevallos, iniciativa que buscou aproximar as crianças da história das fortalezas.

No decorrer da programação a equipe demonstrou como acessar o conteúdo do Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações por meio de notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos. Essa abordagem interativa permitiu aos visitantes analisar as informações de maneira prática e educativa.

A coordenadora das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, Geisa Pereira Garcia, enfatizou a importância do papel desempenhado pela UFSC na proteção e valorização das fortificações, na difusão do conhecimento relacionado a elas e na promoção da cultura em geral. “Esperamos ter instigado o público a explorá-las pessoalmente”. Além disso, ressaltou que as fortificações também são espaços de ensino, pesquisa e extensão, destacando o compromisso da universidade com a preservação do patrimônio histórico da região.

Texto por: Alice Maciel, bolsista da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte