Dia de Gratuidade nas fortalezas neste domingo, 04 de junho

01/06/2023 13:19

Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim. Foto: divulgação CFISC/SeCArtE/UFSC

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estarão com acesso gratuito no próximo domingo, dia 04 de junho, em mais um Dia de Gratuidade promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que administra as três fortificações. Além da isenção para toda a comunidade, haverá guiamento gratuito dos visitantes feito por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. A fortaleza abre a partir das 8h30min, o guiamento inicia às 10h.

O guiamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa aos domingos é feito por alunos do Curso de Guia de Turismo Regional Santa Catarina do IFSC. Ao mesmo tempo em que os estudantes põem em prática os ensinamentos de sala de aula, os visitantes da fortaleza têm oportunidade de aprender mais sobre a história das fortificações locais. A parceira entre UFSC e IFSC foi viabilizada por meio do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares. Neste ano, o projeto se estende até novembro, atendendo aos domingos.

Mais

O Dia de Gratuidade foi instituído em 2017, realizado sempre no primeiro domingo de cada mês de março a novembro, visa facilitar a visitação para a comunidade, além de incentivar o contato com a história local. A UFSC, no entanto, não é responsável pelo traslado de barco para visita às fortalezas que ficam em ilhas (Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones) –  (clique aqui para saber mais sobre o transporte marítimo). A Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso por terra. Nos outros dias, que não os domingos de acesso livre, os ingressos custam R$ 16,00 (inteiro) e R$ 8,00 (meia-entrada). Pessoas com mais de 60 anos e crianças de até cinco anos não pagam em qualquer dia, (para mais informações sobre às taxas de visitação das fortalezas e isenções clique aqui).

As fortificações estão abertas a partir das 8h30min (para mais informações sobre o horário de funcionamento clique aqui). Para visitar as fortalezas, não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar.

É importante destacar que a isenção da cobrança do ingresso não altera as regras de uso do patrimônio histórico. Dessa forma, não são permitidos eventos – ensaios fotográficos ou outros – sem autorização prévia da universidade.

Este é o primeiro domingo de gratuidade do ano que integra as três fortificações administradas pela UFSC, após a reabertura da fortaleza de Santo Antônio de Ratones que estava em reformas e foi aberta para a visitação em 22 de maio deste ano.

Em 2023, o Dia de Gratuidade registrou 8.281 visitantes na fortaleza da São José da Ponta Grossa e 3.393 visitantes na fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, totalizando um público de 11 674 visitantes até momento.

Fortalezas da UFSC

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) é o setor administrativo da UFSC, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, as quais se encontram sob a gestão da UFSC.

As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa, extensão da UFSC.

Dicas para o Dia de Gratuidade

• Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba aqui como fazer seu ensaio nas fortalezas.

>> Serviço

Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 04/06/2023 | domingo | das 8h30min às 18h30min
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC  | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC