Evento internacional aborda banco de dados sobre fortificações, fortalezas.org

09/03/2023 12:28

A 56ª edição da Tertúlia Portugal – Brasil, será realizada de forma remota no próximo sábado, 11 de março, às 18h (horário de Brasília), 21h (horário de Lisboa). Com o tema “O Banco de Dados ‘fortalezas.org’ como ferramenta internacional de documentação, gestão e difusão do patrimônio cultural de origem militar”, o evento internacional terá como convidado o criador e atual administrador de plataforma fortalezas.org, Roberto Tonera. Tonera é especialista em fortificações e arquiteto aposentado da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Cataria (CFISC).

O Banco de Dados Internacional sobre Fortificações, também conhecido como plataforma fortalezas.org, está completando 15 anos de existência. A plataforma digital, desenvolvida a partir de 1999, foi lançada na internet em 2008, durante o Congresso Internacional sobre Fortificações, em Faro, Portugal. É desde então mantida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante a apresentação que ocorrerá na Plataforma Zoom (acesse aqui), o público terá oportunidade de conhecer mais sobre essa ferramenta virtual multimídia e colaborativa que possibilita a consulta e alimentação de conteúdos sobre fortalezas, fortes, castelos e demais construções fortificadas em todo o mundo.

O acesso ao banco de dados para consulta e pesquisa é livre e gratuito, bastando acessar o website fortalezas.org. A inserção de informações e dados é de responsabilidade de uma equipe da Coordenadoria das Fortalezas da UFSC, mas seu grande diferencial é poder contar com a participação de colaboradores externos.

Banco de Dados Internacional sobre Fortificações – Fortalezas.org. Imagem: divulgação (CFISC/SECARTE)

A ferramenta, em permanente atualização, traz hoje cerca de 2.600 fortificações cadastradas, e disponibiliza mais de 11.000 imagens, 300 vídeos, 1.190 links de websites temáticos sobre patrimônio cultural de origem militar, mais de 4.000 bibliografias, além de notas biográficas de cerca de 1.000 personagens históricos, entre outros conteúdos, como ilustrações, mapas, documentos históricos e textos variados.

Por esse vasto conteúdo, a plataforma fortalezas.org tornou-se a única base de dados sobre patrimônio fortificado, unificada internacionalmente e referendada pelo Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Histórico Militar – ICOFORT (International Scientific Committee on Fortifications and Milatary Heritage), comitê científico do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios).

Sobre o Convidado:

Roberto Tonera, natural de Florianópolis, Santa Catarina, nascido em 14/03/1962, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1985), com especialização em Engenharia Civil (2002). Iniciou sua vida profissional na Universidade Federal em 1985, tendo atuado como arquiteto responsável técnico pelas fortalezas gerenciadas pela UFSC de 1989 a 2022, quando se aposentou, ocupando até então o cargo de chefe da Divisão de Restauração da Coordenadoria das Fortalezas.

Também atuou como chefe da Divisão Técnica no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/SC no período de 1992 a 1996. Criador e coordenador do Projeto Fortalezas Multimídia (1995) e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações: www.fortalezas.org (2008), é autor, entre outros trabalhos, do CD-ROM Fortalezas Multimídia (2001) e coautor do livro As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786 (2015 – 2ª ed.), juntamente com o arquiteto e professor Mário Mendonça de Oliveira.

É autor também de diversos artigos científicos para revistas, seminários e congressos, sendo co-organizador de diversos eventos temáticos nacionais e internacionais sobre fortificações. É membro do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e do Icofort (International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage), e integra o Corpo de Pesquisadores Associados do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército Brasileiro (CEPHiMEx). É também Sócio de Honra da Asociación Amigos de las Fortificaciones de Uruguay, havendo recebido os títulos de “Visitante Distinguido” da cidade de Veracruz (México) e “Amigo de la Ciudad” de Montevidéu (Uruguay).

Entre seus títulos e premiações estão o de Colaborador Emérito do Exército, Amigo da Brigada Silva Paes (Santa Catarina), Amigo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro (DPHCEx), havendo recebido também as “Medalha do Pacificador” e a “Medalha do Exército Brasileiro”, por seus serviços prestados à preservação das fortificações brasileiras e à memória militar do Brasil.

O arquiteto Tonera trabalha há mais de 30 anos com o tema das fortificações pelo mundo, sendo atualmente o coordenador do projeto “Restauração das Fortificações Catarinenses” aprovado no edital “Resgatando a História”, do BNDES, cujo o objeto principal é a restauração da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a complementação da restauração das fortalezas de Santo Antônio Ratones e São José da Ponta Grossa, todas sob a gestão da UFSC, obras que se complementam com outros 25 subprojetos, envolvendo atividades artístico-culturais, projetos de capacitação turística, publicações, eventos técnico-científicos, desenvolvimento de diversos bancos de dados, ações de arqueologia, ações de patrimônio imaterial e ambiental, ações de educação patrimonial, entre outras ações complementares.

Sobre o evento:

O projeto Tertúlias Portugal-Brasil tem a intenção de aproximar as duas pátrias irmãs em torno de temas que alinhem aspectos históricos da formação do território brasileiro e sua relação contínua com Portugal.

:: Serviço:

O quê: 56ª Tertúlia Portugal – Brasil, com o tema “O Banco de Dados ‘fortalezas.org’ como ferramenta internacional de documentação, gestão e difusão do patrimônio cultural de origem militar” – convidado Roberto Tonera
Quando: sábado | 11/03/2023 | 18h (horário de Brasília) | 21h (horário de Lisboa)
Onde: Plataforma Zoom (acesse aqui)

Assista a gravação no youtube (acesse aqui)

Informações: instagram.com/tertuliasportugalbrasil | contato@cesarbargo.com.br

:: Acesse: fortalezas.org | instagram.com/fortalezasdaufsc

:: Saiba Mais:

Fortalezas.org ultrapassa a marca de 11 mil imagens de fortificações do mundo

Tags: Fortalezas.orgpatrimônio histórico