Dona Bilica e Banda Cucamonga se apresentam na reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa neste domingo (12/02)

09/02/2023 16:48

Foto: Salvador Gomes

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, no norte de Florianópolis, reabre à visitação pública neste domingo (12/02). Para marcar a data, haverá show com Dona Bilica e Banda Cucamonga a partir das 15h. A apresentação envolve um passeio pela fortificação, com ensinamentos sobre a história e os causos das fortalezas com Dona Bilica – personagem que recupera com humor o jeito de ser e de falar dos moradores da Grande Florianópolis. Na sexta-feira (10/02), a mesma apresentação, em forma de aquecimento para a reabertura, fará parte da recepção de quem desembarcar na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, a partir das 15h. Os eventos são uma promoção da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa passou recentemente por um processo de nova restauração e de requalificação do bem. Os obras foram custeadas pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, com projetos, contratos, gestão e fiscalização da superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Santa Catarina. Há novos equipamentos e novos atrativos no local, como a luneta em que se pode apreciar as outras fortificações do Triângulo Defensivo da Baía Norte – a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones -, além de novas exposições, canhões recuperados e nova infraestrutura de sanitários.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa estará aberta ao público, a partir de domingo e durante todos os dias da semana, das 8h30min às 18h30min. Há cobrança de ingressos, cuja arrecadação é revertida para a manutenção das fortalezas mantidas pela UFSC. Os valores – pagos em dinheiro no local – variam de R$ 8,00 a R$ 16,00 e há concessões de gratuidade, na forma da lei. Consulte aqui para mais detalhes.

Exposição de itens arqueológicos. Foto: Antônio Carlos Francisco.

A partir deste domingo, estarão expostas, na Casa do Comandante da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, antigas peças de munição de artilharia, como balas de canhão, além de louças, itens de vestuário (botões) e outros objetos encontrados durante os trabalhos de arqueologia conduzidos no local. A exposição foi remontada por técnicos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) da UFSC, em parceria com o IPHAN. Já no Quartel da Tropa da fortaleza, os visitantes poderão acompanhar o trabalho das rendeiras, com exposição de peças confeccionadas com a técnica de renda de bilro, atividade popular local.

Aquecimento em Anhatomirim

A Dona Bilica e a Banda Cucamonga farão apresentação nesta sexta-feira (10/02) na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a partir das 15h. Quem desembarcar para apreciar a fortificação, será recepcionado com o cortejo, que também trará histórias sobre esses monumentos históricos fortificados da região da Grande Florianópolis. Para chegar à Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, é necessário tomar uma escuna ou dispor de outro meio de transporte náutico até a ilha. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso por terra.

Tags: CucamongaculturaDona BilicaEventoFortaleza de São José da Ponta GrossaFORTALEZASPraia do FortereaberturaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina