Estudantes de Arquitetura exercitam desenho de observação na fortaleza

29/07/2022 08:53

Casa do Comandante serviu de modelo para a atividade. Fotos: Maira Diederichs Wentz.

Estudantes da primeira fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estiveram na Fortaleza de São José da Ponta Grossa para uma aula de desenho de observação. A atividade encerrou a Disciplina Oficina de Desenho I, que tem o objetivo de ensinar técnicas para que os futuros arquitetos expressem com precisão suas ideias no papel. Para a tarefa na fortaleza, as professoras responsáveis pediram que os alunos trabalhassem com grafite e papel. Alguns desenhos foram finalizados posteriormente com outras técnicas.

Os estudantes estiveram na atividade, na fortaleza, na sexta-feira passada (22/07). Eles são alunos das professoras Patrícia Biasi Cavalcanti e Vanessa Casarin, do Departamento de Design e Expressão Gráfica (EGR), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

O desenho a mão ainda é uma importante forma para o arquiteto lançar ideias com muita rapidez. É um tipo de raciocínio diferente do desenho feito no computador. Além disso, quando você desenha, você presta mais atenção ao objeto em questão, você observa detalhes que poderiam passar desapercebidos, percebe melhor a arquitetura. Isso sensibiliza o olhar.

Patrícia Biasi Cavalcanti,
professora do Departamento de
Design e Expressão Gráfica da UFSC.

Estudantes tiveram orientações sobre a história das fortalezas antes de praticar o desenho de observação. Foto: Maira Diederichs Wentz.

Os estudantes botaram em prática na fortaleza o que as professoras ensinam em sala de aula, como as técnicas das proporções relativas e do uso de pontos de fuga. De acordo com a professora Patrícia Cavalcanti, o objetivo é que os estudantes desenhem não aquilo que estão imaginando, mas o que estão vendo. Por isso, normalmente é solicitado que todos desenhem o mesmo prédio, de um ponto de vista semelhante, facilitando o ensino e a solução de dúvidas da turma como um todo.

Servidores da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Secretaria de Arte e Cultura (SECARTE), acompanharam parte da atividade. O grupo visitante participou, antes de começar a atividade de desenho, de uma apresentação sobre a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina.

Tags: arquiteturadesenhoensinoFortaleza de São José da Ponta Grossafortalezas da ilha de santa catarinaUFSC