Fivela encontrada na Ilha de Anhatomirim pode ter mais de 110 anos

07/02/2022 10:38

Peça descoberta na ilha (à esquerda) e imagem de arquivo da Marinha do Brasil

A fivela encontrada na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em uma ação de limpeza em setembro de 2021, é uma peça histórica que pode ter mais de 110 anos. O acessório passou a fazer parte do uniforme das praças do Corpo de Fuzileiros Navais (militares com as patentes de soldado e cabo) por força de decreto instituído em 1908, informou a Marinha do Brasil após consulta da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A fivela foi encontrada por voluntários que recolhiam lixo na Ilha de Anhatomirim – local que foi ocupado por contingentes da Marinha do Brasil de 1907 até meados de 1950.

De acordo com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), esse modelo de fivela foi utilizado como parte do uniforme das praças do Batalhão Naval (período 1908-1924) ou do Regimento Naval (período 1924-1932). Essas duas organizações deram origem, após 1932, ao atual Corpo de Fuzileiros Navais.

Batalhão Naval em frente ao Quartel da Tropa da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim no início do século XX

A fivela encontrada em Anhatomirim traz a grafia “Marinha Brazileira”, com Z, como era usual à época. Porém, o regulamento que instituiu o uso do acessório pelas praças no início do século XX, informava que a inscrição na peça deveria ser “Armada Brazileira” e não “Marinha Brazileira”. O Decreto nº 6.954, de 21 de maio de 1908, foi assinado pelo então presidente da República, Affonso Penna.

Abaixo, reproduzimos trechos do original:

O Departamento de História da DPHDM acredita que tenha havido uma adaptação nos anos seguintes à edição do decreto. Por isso, a peça encontrada em Anhatomirim traz “Marinha” no lugar de “Armada”, tal como outras fivelas da época que constam do acervo histórico (imagem no alto da página).

Abaixo destaque do uniforme das praças em imagem cedida pela Marinha do Brasil:

A estrela que está no centro da fivela é um elemento muito utilizado nos uniformes militares.

De fato o distintivo do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha do Brasil tem uma estrela de cinco pontas estilizadas com sulcos, porém esse elemento heráldico é bastante utilizado em diversos outros brasões, insígnias e na heráldica militar de uma maneira geral, relacionado normalmente ao comando, à liderança e ao ensino.

Resposta do Departamento de História da Diretoria
do Patrimônio Histórico da Marinha (DPHDM) enviada à CFISC

Peça histórica está guardada na universidade

A fivela histórica foi encontrada durante um mutirão de limpeza na Ilha de Anhatomirim, que recolheu 57 kg de lixo, principalmente dos costões. Um dos voluntários descobriu o objeto e o entregou a servidores da Coordenadoria das Fortaleza da Ilha de Santa Catarina (CFISC) que participavam da ação.

Atualmente, a fivela está guardada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e deve passar por mais análise até que possa compor o acervo de achados históricos sobre as fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

Tags: AnhatomirimfivelaFortaleza de Santa Cruz de Anhatomirimfortalezas da ilha de santa catarinahistóriahistória de santa catarinalimpezaMarinha do Brasiluniforme militar