Três obras sobre as fortalezas da Ilha de SC para conhecer neste Dia Nacional do Livro

29/10/2021 08:37

Neste Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) indica três obras para conhecer melhor as fortificações da região e sua história. Dois desses volumes estão disponíveis gratuitamente para download, incluindo livro com realidade aumentada para crianças.

Confira as obras:

As defesas da Ilha de Santa Catarina e do
Rio Grande de São Pedro em 1786 de José Correia Rangel

O livro é baseado no manuscrito original Defesa da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro, elaborado entre 1786 e 1789 pelo engenheiro militar José Correia Rangel – hoje pertencente ao acervo do Arquivo Histórico Militar de Lisboa –, um dos documentos mais antigos e importantes da história das fortificações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Nesta edição da obra optou-se pela publicação do fac-símile do manuscrito (tabelas, mapas, plantas das fortificações e uniformes das tropas), acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada. Acrescentou-se ao manuscrito original alguns conteúdos adicionais e didáticos, em forma de textos introdutórios e notas explicativas. Veja aqui mais detalhes.

Autores: Roberto Tonera, arquiteto da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Clique aqui para adquirir o livro.

Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado

Disponível para download gratuito em português e em inglês, o livro Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado é dedicado às crianças. Traz pinturas em aquarela, desenhos para colorir e personagens históricos de forma lúdica. O livro possui recursos de realidade aumentada. Basta baixar um aplicativo e apontar a câmera do celular para os locais indicados no livro para usar o recurso.

Com a realidade aumentada, o leitor vê imagens das primeiras quatro fortalezas construídas por Portugal para proteger a Ilha de Santa Catarina. Também poderá assistir a uma caravela se deslocar no mapa, atravessando o oceano para chegar ao Brasil. Além disso, com uso da realidade aumentada, é possível ver como ficou uma das fortalezas após o restauro, com sobreposição das imagens antiga e atual.

O livro é resultado de um trabalho conjunto entre a Coordenadoria das Fortaleza da Ilha de Santa Catarina (CFISC) e a Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da UFSC.

Concepção pedagógica, pesquisa e texto: Dalânea Cristina Flôr.

Clique aqui para visualizar o livro em português.
Clique aqui para fazer download do livro em português.
Clique aqui para visualizar o livro em inglês.
Clique aqui para fazer download do livro em inglês.

Restauração das Fortalezas da Ilha
de Santa Catarina: Depoimentos

Esta publicação reúne uma série de depoimentos sobre o processo de restauração das principais fortalezas do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina (atual Florianópolis).

Após um período de abandono e ruínas, as fortalezas do triângulo norte, tombadas como patrimônio histórico nacional em 1938, foram restauradas sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nas décadas de 1980 e 1990, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outras entidades parceiras.

Os textos reunidos trazem os depoimentos de reitores da UFSC, e de algumas outras pessoas que participaram do processo de recuperação desses monumentos. Eles foram publicados originalmente em 2001, como parte dos conteúdos do CD-ROM Fortalezas Multimídia (com exceção dos depoimentos dos reitores que exerceram seus mandatos após essa data).

Organizador: Roberto Tonera, arquiteto da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/UFSC).

Clique aqui para fazer download gratuitamente.

Tags: #EuValorizoAsFortalezasDia do Livrofortalezas da ilha de santa catarinafortificaçõeshistóriahistória de santa catarina