Mais de 6 mil pessoas já aproveitaram um Dia de Gratuidade em 2019: o próximo é neste domingo

02/10/2019 17:20

Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos

O penúltimo Dia de Gratuidade do ano será no próximo domingo, 6 de outubro. Neste dia, as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estarão com acesso liberado. Todo o primeiro domingo do mês, de março a novembro, a entrada é gratuita nesses monumentos. Não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar e visitar qualquer uma das fortalezas (clique aqui para saber os horários de funcionamento). As três fortificações, localizadas na Baía Norte, na Grande Florianópolis, são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É importante lembrar que a UFSC não é responsável pelo deslocamento até as fortalezas que ficam em ilhas. Para entrar em contato com as empresas que fazem o translado, clique aqui.

Ao todo, 6.101 pessoas visitaram as fortalezas nos Dias de Gratuidade deste ano, de março a setembro. Além deste mês, ainda haverá mais um domingo de acesso livre em novembro, o último do ano. O número de pessoas que já aproveitaram em 2019 um Dia de Gratuidade é recorde. Em 2018, foram 4.722 visitantes e, em 2017, 5.619. O Dia de Gratuidade foi instituído para facilitar a visitação para a comunidade, além de incentivar o contato com a história local.

Além da isenção no próximo domingo, haverá guiamento gratuito dos visitantes feito por alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. A fortaleza abre das 9h às 12h e das 13h às 17h. O guiamento inicia às 10h.

DICAS PARA O DIA DE GRATUIDADE

Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.

Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.

São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.

Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.

Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.

Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba aqui como fazer seu ensaio nas fortalezas.

OUTRAS INFORMAÇÕES: www.fortalezas.ufsc.br ou (48) 3721-8302