Participe da exposição virtual com sua foto sobre as fortalezas
Durante o período de distanciamento social imposto pelo Coronavírus, não é possível visitar as fortalezas da Ilha de Santa Catarina. Mas quem disse que isso significa não continuar vivendo emoções relacionadas às fortificações? A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) convida o público em geral para socializar uma experiência relacionada às fortificações por meio de uma fotografia e uma frase que a represente.
As fotografias serão selecionadas para fazer parte da Exposição Digital Fortalezas, que será apresentada na 5ª Edição do Experimenta – evento promovido anualmente pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que neste ano será inteiramente virtual.
A ideia é contribuir para a reflexão sobre os significados e os sentidos desse patrimônio histórico cultural para cada pessoa, valorizando diferentes vivências e experiências, além de estimular a busca de conhecimento a respeito da história catarinense.
As fotos enviadas dentro dos critérios serão publicadas no site do Experimenta, numa exposição digital, permanecendo em exibição durante todo o período do evento, que começa em outubro. Algumas fotos poderão ser selecionadas para serem incluídas permanentemente no Banco de Dados Internacional sobre Fortificações da CFISC.
Como participar
Para participar, basta enviar uma imagem de autoria própria, ou com a devida permissão escrita do autor, cujo tema sejam as fortalezas da Ilha de Santa Catarina gerenciadas pela CFISC/SECARTE, e um título que a represente, para o e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.
No assunto, o participante deverá escrever “Experimenta SECARTE”. As fortificações mantidas pela CFISC são: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A participação é livre e gratuita. Não haverá prêmios aos participantes.
Consulte todas as regras de participação, acessando a Chamada Pública 002/2020/CFISC/SECARTE.
A foto não precisa ser exclusivamente de edificações, mas deve traduzir uma experiência vivida pelo participante. Portanto, pode conter pessoas, paisagem, edificações, desenhos etc. É importante enviar a foto exclusivamente em JPG e não exceder o tamanho de um megabyte. No corpo do e-mail, deverá vir o título da imagem, escrito no máximo em duas linhas; a data ou o ano da fotografia; o nome completo do autor da foto e sua cidade de origem.
Prazo para envio: 27 de setembro de 2020
A foto deve ser enviada até 27 de setembro de 2020. Não serão aceitas propostas de participação fora do prazo de envio. Ao se inscrever, o participante autoriza, automaticamente, a publicação da imagem nos meios definidos pela SeCArte e UFSC e no Bando de Dados Internacional sobre Fortificações, respeitando a legislação vigente.
Fica ainda autorizado à SeCArte e à UFSC o direito de uso gratuito das imagens nas publicações de seus relatórios institucionais, em eventos de natureza artístico cultural de seu pleno interesse e em outros meios de comunicação. A imagem que não cumprir os critérios exigidos ou desrespeitar de alguma forma a legislação em vigor (incluindo leis especiais do período eleitoral) será descartada automaticamente, sem a necessidade de explicações ao remetente.
Cronograma
• Até 27 de setembro de 2020: período de inscrição (envio de material pelos participantes).
• De 28 de setembro a 2 de outubro de 2020: curadoria.
• A partir de 5 de outubro de 2020: montagem da exposição.