Perguntas frequentes
As fortalezas possuem acessibilidade?
Por enquanto, a fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim não é acessível para a maioria das pessoas com deficiência. Na Fortaleza de São José da Ponta Grossa e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones existe acessibilidade.
Posso levar meu animal de estimação para as fortalezas?
Animais de estimação não são permitidos nas fortalezas, com exceção de cão guia para cegos, de acordo com a PORTARIA Nº 004/CFISC/SECART/2017. A medida visa preservar o Patrimônio Histórico Nacional.
No caso de cães guias ou de suporte emocional, com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade do acompanhamento e também do adestramento, a entrada é permitida.
Posso realizar um ensaio fotográfico nas fortalezas?
Sim. As três fortalezas sob a gestão da UFSC (Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa) estão disponíveis para a realização de casamentos, lançamentos de produtos, ensaios fotográficos, entre outras atividades de curta duração por meio do Edital Espaço Vivo – Fortalezas.
Precisa de autorização para usar drone nas fortalezas?
Se a utilização do drone estiver vinculada a um ensaio fotográfico profissional ou produção de vídeos comerciais, sua utilização deverá ser autorizada, conforme Edital Espaço Vivo – Fortalezas.
Quanto custa o transporte até as ilhas de Ratones e Anhatomirim?
A UFSC não é responsável pelo traslado às ilhas de Ratones e de Anhatomirim. Esse serviço é prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região. Clique aqui para encontrar empresas que realizam esse serviço.
Posso ir com embarcação própria até as ilhas de Ratones e Anhatomirim?
Sim. As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones contam com um trapiche de desembarque. No entanto, a embarcação não poderá permanecer atracada no trapiche das fortalezas, para que outras possam utilizar o atracadouro também.
A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações no trapiche.
As fortalezas possuem guias para orientar a visitação?
Não. As fortificações não possuem guias próprios da UFSC. No entanto, o serviço de transporte náutico (escunas) oferece informações sobre as fortalezas de Anhatomirim e Ratones por meio de seus condutores culturais.
Há lugares para almoçar nas fortalezas?
Por enquanto não temos cafeterias/restaurantes nas fortalezas.
Posso realizar piqueniques nas fortalezas?
Sim. É permitido realizar piqueniques nas fortalezas, desde que não haja o consumo de álcool nem a prática de acender fogo.
É permitido pouso de helicóptero nas fortalezas?
Não há área de pouso em nenhuma das fortalezas.
Aceita cartão de crédito/débito para pagamento da taxa de visitação?
Na fortaleza de Santo Antônio de Ratones, o pagamento é aceito exclusivamente em dinheiro. Já nas Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou via PIX.
Qual o horário de funcionamento da Coordenadoria das Fortalezas?
A Coordenadoria das Fortalezas está instalada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
Como faço para entrar em contato com a Coordenadoria?
Telefone: (48) 3721-8302
Email: fortalezas@contato.ufsc.br
Facebook: FortalezasdaUFSC
Instagram: @fortalezasdaufsc
➡ Saiba mais


