Entrada gratuita nas fortalezas da UFSC neste domingo, 31 de maio
O Departamento das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (DFISC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), promove, no próximo domingo dia 31 de maio, mais uma edição do Dia de Gratuidade nas fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones.
Realizada no último domingo de cada mês, das 8h30 às 18h30, a iniciativa busca ampliar o acesso da comunidade e dos visitantes a esses patrimônios históricos.
A visitação é livre para todas as idades. Não é permitida a entrada de animais, exceto no caso de cães-guia ou de suporte emocional, com documentação comprobatória.
>> Como chegar
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, no norte da Ilha de Florianópolis, tem acesso por terra. Já as fortalezas localizadas em ilhas – Santa Cruz de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, e Santo Antônio de Ratones, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, são acessadas exclusivamente por transporte náutico.
A UFSC não cobre o traslado de barco para as fortalezas, mas disponibiliza aqui a lista de empresas que realizam o transporte náutico.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 31/05/2026 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302


