Entrada gratuita, no primeiro domingo do mês (07/05), nas Fortalezas de Anhatomirim e São José

03/05/2023 10:18

Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: divulgação CFISC/SECARTE

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e São José da Ponta Grossa, atrativos turísticos e históricos com mais de 280 anos, terão entrada franca no próximo domingo (07/05) na continuação da primeira edição do Dia de Gratuidade de 2023. Todos os anos, as fortificações sob a gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) têm acesso liberado no primeiro domingo, entre os meses de março a novembro. Nos demais dias do ano, é cobrado ingresso para visitação, (clique aqui para saber mais).

As fortificações estão abertas o ano todo para visitação na Baía Norte, na Grande Florianópolis. Já a fortaleza de Santo Antônio de Ratones, permanece fechada para visitação pública em virtude de obras de restauro e readequação. Para visitação a fortaleza de Anhatomirim, é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais).

As fortificações estão abertas a partir das 8h30min (para mais informações sobre o horário de funcionamento clique aqui). Para visitar as fortalezas, não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar.

Fortalezas da UFSC

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) é o setor administrativo da UFSC, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, as quais se encontram sob a gestão da UFSC.

As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa, extensão da UFSC.

Dicas para o Dia de Gratuidade

• Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba aqui como fazer seu ensaio nas fortalezas.

Serviço:

Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 07/05/2023 | domingo | das 8h30min às 18h30min
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte
Mais informações: (48) 3721-8302

Tags: Dia de GratuidadeFortaleza de Santa Cruz de Anhatomirimfortalezas da ilha de santa catarinaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina