UFSC realiza curso de formação de professores sobre as fortalezas

03/06/2022 16:56

Visita de estudo à Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Iasmim Albuquerque Araujo

Professores e auxiliares de ensino da rede municipal de Florianópolis estão participando de curso de formação de professores sobre as fortalezas da Ilha. O curso Fortalezas: Patrimônio Histórico Cultural da Ilha de Santa Catarina tem encontros presencias e remotos. Na quarta-feira (1°/6), professores e auxiliares de ensino fizeram uma visita de estudo à Fortaleza de São José da Ponta Grossa. O curso é resultado de uma parceria entre a Escola do Mar, a Prefeitura de Florianópolis e a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ao todo, 49 professores e auxiliares de ensino estão inscritos. Eles participaram de um primeiro encontro a distância, por meio de plataforma de reunião remota, em abril. Na quarta-feira (1°/6), tiveram oportunidade de fazer uma visita de estudo, com servidores técnico-administrativos em educação da CFISC, à Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Ainda estão previstas outras duas saídas de campo e mais uma aula remota.

Professores e auxiliares de ensino recebem orientações sobre as fortalezas. Foto: Iasmim Albuquerque Araujo

Na visita de estudos, professores e auxiliares de ensino tiveram a oportunidade de revisitar a fortaleza, que está em obras de restauração e requalificação, mas recebe visitantes normalmente. Os servidores da CFISC responderam a perguntas do grupo e falaram sobre questões relacionadas à história das fortificações da Ilha de Santa Catarina.

Tags: CapacitaçãoEscola do MarFortaleza de São José da Ponta Grossafortalezas da ilha de santa catarinahistória de santa catarinaPrefeitura de Florianópolis