Dia das Bruxas: conheça a lenda do lobisomem da Fortaleza de Araçatuba, no sul da Ilha

31/10/2021 07:31

Moradores da região da Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis, contam uma lenda a respeito de um homem que teria servido na Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. O militar guardava um terrível segredo… Neste Dia das Bruxas, conheça essa história do lobisomem que atormentava a vila de servidores daquela fortificação.

Esse caso está relatado desta forma no livro Fortalezas Catarinenses: a estória contada pelo povo, de Carlos Eduardo Uchôa[1]:



Na Caieira da Barra do Sul, contaram-nos que na época em que a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição era guarnecida, ouviam-se infernais barulhos na vila onde moravam seus servidores. Sucediam-se latidos, roncos de porco e arrastos de corrente, inconfundíveis sinais de que um dentre eles era um lobisomem.

Certa noite, a mulher de um sargento foi atacada por um cachorro. A saia da pobre mulher foi totalmente despedaçada. Era uma saia de baeta, tecido de lã, de uso comum na região.

Na manhã seguinte, o marido dela deitou-se em seu colo. Como de costume, a mulher pôs-se a afagar seus cabelos. O clima era de total tranquilidade.

Continuou afagando os cabelos até que, de relance, viu um pedaço da baeta de sua saia entre os dentes do marido. Levantou-se e gritou:

‘Ah, então o lobisomem é tu! É tu que te mete nesse bicho aí e é lobisomem! Tá aqui a marca da minha saia!’

Dizem que nunca mais os infernais barulhos foram ouvidos naquela região.


Fonte:

[1] UCHÔA, C. E. Fortalezas Catarinenses: a estória contada pelo povo. Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 1992. PP. 52-53

Tags: #EuValorizoAsFortalezasDia das BruxasFortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatubafortalezas da ilha de santa catarinaHalloweenLendaslobisomem