Vídeo apresenta Fortalezas.org, site com mais de 9 mil imagens de fortificações

21/06/2021 08:55

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) está disponibilizando o vídeo completo do evento online o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações – Plataforma fortalezas.org – completa 13 anos de lançamento com conversa virtual, onde é possível conhecer essa ferramenta e saber como colaborar com seu acervo.

O bate-papo sobre o Banco de Dados Internacional sobre Fortificações (fortalezas.org) ocorreu em 10/06, como parte da programação da 5° Semana Nacional de Arquivos. O evento (veja vídeo abaixo) contou com a participação do especialista em fortificações e criador do banco de dados, arquiteto Roberto Tonera; de José Cláudio dos Santos Júnior, presidente do Comitê Científico Internacional de Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT), e de Carlos Luís Marques Castanheira da Cruz, doutor em História Insular e Atlântica pela Universidade dos Açores e pesquisador na mesma instituição. O bate-papo foi mediado pela coordenadora da CFISC, Geisa Pereira Garcia.

Assista ao vídeo completo:

Durante o evento, o público teve oportunidade de conhecer mais sobre o Banco de Dados Internacional Fortalezas.org – ferramenta virtual multimídia e colaborativa de consulta e alimentação de conteúdos sobre fortalezas, fortes, castelos e demais construções fortificadas em todo o mundo.


Veja algumas impressões dos participantes:

Veronica Castanheira:
Boa tarde! Parabéns pelo belíssimo e fundamental trabalho.
Estou encantada com a base. Sou historiadora e estou a frente do projeto de construção da base de dados Arquitetura em Rede e seria ótimo poder conversar sobre parceria de pesquisa. Parabéns novamente!

Claudio Br:
Satisfação ter feito parte desse esforço. O Projeto Fortalezas Multimídia me definiu como profissional e influenciou tudo o que veio depois. Viva a extensão universitária.

Helena Alemany:
Quanta riqueza de detalhes! Maravilhoso!

Daniel Ferrari:
Deixo aqui meus sinceros parabéns e agradeço pela palestra.
Meu primeiro contato com o fortalezas.org foi para a pesquisa de minha dissertação de mestrado sobre a Colônia Militar do Avanhandava na UNESP (Bauru-SP). Visitei diversos arquivos citados pelo Tonera: o AHEx, a Biblioteca Nacional, o Arquivo Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, etc. Atualmente tenho o prazer de estar contribuindo aos poucos com o banco de dados. É visível o empenho, a dedicação, e o carinho que Tonera tem até hoje com o projeto fortalezas. Parabenizo a todos pelo belíssimo trabalho!! Informações de qualidade primorosa para novas pesquisas! Viva o patrimônio cultural, as fortificações, e a universidade pública brasileira!

Fabio Richter:
Boa tarde. Sou historiador da Fundação Catarinense de Cultura, parabenizo pela iniciativa da base de dados, ela é uma referência importantíssima tanto para leigos que procuram conhecimentos fundamentados sobre fortalezas, como para os pesquisadores que buscam se aprofundar no tema, que é o meu caso. Parabéns novamente pelo grande trabalho!

Brasil Arqueológico:
Fortalezas.org está de parabéns e, sobretudo, seu timoneiro Roberto Tonera, que tem navegado em águas tranquilas e revoltas. Constitui em uma excelente contribuição à História Militar a nível internacional. Continue navegando. Parabéns!


A plataforma digital Fortalezas.org, desenvolvida a partir de 1999, foi lançada na internet em 2008, e é mantida atualmente pela CFISC, setor vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O acesso ao banco de dados para pesquisa é livre e gratuito, bastando acessar o website fortalezas.org. A ferramenta, em permanente atualização, traz hoje mais 2.500 fortificações, mais de 9.200 imagens, mais de 300 vídeos, mais de 3.700 bibliografias, além de notas biográficas de quase 1.000 personagens históricos, entre outros conteúdos, como ilustrações, mapas, documentos históricos e textos variados.

A apresentação do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações (fortalezas.org) foi uma das atividades da 5ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional.

Para outras informações, consulte o post anterior.

Tags: EventoFORTALEZASFortalezas.orgfortificaçõesPalestra