Obras exigem cautela de pedestres na Fortaleza de São José da Ponta Grossa

05/03/2021 09:37

A interdição de parte do entorno da Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi prorrogada para a construção do novo calçamento e para a instalação de passarela metálica no local. O acesso direto à praia – um caminho alternativo ao contorno da fortaleza – continua liberado para pedestres. É importante que as pessoas que passarem pelo local observem a sinalização. A fortaleza segue fechada à visitação pública em decorrência da pandemia de Covid-19 e das obras.

ATENÇÃO: as fortalezas estão fechadas à visitação. Saiba mais.

A estimativa é que sejam necessários mais seis meses de interdição para conclusão das obras no entorno da fortaleza. De acordo com a empresa Biapó, encarregada pelo restauro da fortaleza, o fechamento da circulação de pessoas no sentido norte da fortificação foi uma orientação tanto dos profissionais de segurança do trabalho quanto dos responsáveis pelos estudos arqueológicos. A interdição está sinalizada.

Desde o início do ano, a empresa está trabalhando no restauro e na requalificação das fortalezas de São José da Ponta Grossa e de Santo Antônio de Ratones. Os projetos foram contratados e são geridos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras para as duas fortificações são custeadas pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa receberá melhorias estruturais que vão desde rede elétrica e hidráulica, novos banheiros até acessibilidade, paisagismo e expografia.